???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6707
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bica, Alessandro Carvalho | - |
dc.creator | Silva, Edelvira Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T20:38:43Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14 | - |
dc.date.available | 2022-02-14T20:38:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edelvira Silva da. Uma proposta de formação continuada em serviço para professores do ensino fundamental tendo como temática a educação inclusiva. 114 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6707 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Aluno com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educación Especial | pt_BR |
dc.subject | Educación Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Derecho a la educación | pt_BR |
dc.subject | Alumnos con discapacidad | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de formação continuada em serviço para professores do ensino fundamental tendo como temática a educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bica, Alessandro Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Ana Cristina da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Hammes, Lúcio Jorge | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente relatório apresenta as atividades realizadas durante o desenvolvimento da pesquisa-ação intitulada “UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL TENDO COMO TEMÁTICA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA”, assim como os resultados da formação implementada com base nos dados da investigação. O estudo tem como objetivo principal realizar uma formação continuada com as professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório, situada no município de Pelotas, voltada principalmente para a criação de estratégias visando a inclusão efetiva de alunos da educação especial. E como objetivos específicos: sensibilizar as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental para a relevância do trabalho, principalmente com os alunos com deficiência; refletir sobre o fazer pedagógico no ensino regular sob a ótica de uma perspectiva inclusiva; identificar o que é preciso realizar na prática cotidiana para a efetiva inclusão; planejar coletivamente estratégias de intervenção no processo de ensino e aprendizagem; acompanhar através de registros o processo investigativo; e avaliar tudo o que foi feito para a obtenção dos resultados. Nesta direção, são aprestados o local da pesquisa e os dados sobre a pesquisadora. Igualmente, apresentam-se os caminhos metodológicos e os sujeitos da pesquisa, assim como o diálogo entre os dados e o referencial teórico adotado na pesquisa. Essa formação foi pensada e sugere a criação de estratégias para a inclusão efetiva dos alunos público alvo da Educação Especial, não tendo a intenção de dar receitas prontas de como incluir os alunos, e nem tampouco ter todas as respostas para as dificuldades encontradas na sala de aula. Porém, a expectativa é de promover uma mudança de olhar no processo de ensino e aprendizagem dos atores envolvidos. Os resultados, entre outros aspectos, evidenciaram a importância de iniciativas dessa natureza na intervenção dos problemas vinculados aos processos de ensino e aprendizagem desses alunos, mas, sobretudo, para possibilitar aos participantes novas formas de formação continuada com base em sua realidade educacional e social. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
dc.description.Resumen | El presente informe presenta las actividades desarrolladas durante la investigación acción titulada “UNA PROPUESTA DE FORMACIÓN CONTINUA EN SERVICIO PARA DOCENTES DE PRIMARIA CON LA EDUCACIÓN INCLUSIVA COMO TEMÁTICA”, así como los resultados de la formación implementada con base en los datos de la investigación. Este estudio tiene como objetivo principal realizar una formación permanente con las profesoras de la Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Fernando Osório, ubicada en la ciudad de Pelotas, dirigida principalmente para la creación de estrategias, con vistas a inclusión del alumnado de la Educación Especial. Y como objetivos específicos: sensibilizar a las profesoras de los años iniciales de la educación primaria para la importancia del trabajo, en especial con el alumnado con discapacidad; reflexionar sobre el que hacer pedagógico en la enseñanza regular bajo la óptica de una perspectiva inclusiva; identificar lo que es necesario realizar en la práctica diaria para la efectiva inclusión; planear colectivamente estrategias de intervención en el proceso de enseñanza aprendizaje; supervisar, a través de registros, el proceso de investigación; y evaluar todo lo que fue hecho para la obtención de los resultados. En esta dirección es presentada la ubicación de la investigación y los datos sobre la investigadora. Asimismo, se presentan los caminos metodológicos y los sujetos de la investigación, al igual que el diálogo entre los datos y el referencial teórico adoptado en la investigación. Esta formación fue pensada, y sugiere la elaboración de estrategias para la efectiva inclusión del alumnado, público objetivo de la Educación Especial, y que no tiene la intención de apuntar fórmulas únicas al tratar el tema, tampoco tener todas las respuestas para las dificultades encontradas en el aula. Sin embargo, se espera fomentar un “cambio de mirada” hacia el proceso de enseñanza y aprendizaje de los sujetos involucrados en esta investigación. Los resultados, entre otros aspectos, pusieron de relieve la importancia de iniciativas de este tipo en la intervención de los problemas vinculados a los procesos de enseñanza y aprendizaje de estos alumnos, pero ante todo, posibilitar a los participantes nuevos métodos de formación continua basándose en surealidad educacional y social | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
EdelviraSilvadaSilva2021.pdf | Edelvira Silva da Silva 2021 | 1.15 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???