???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6580
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorOrique, Silvia Diana e Lima Silva-
dc.date.accessioned2022-02-04T18:09:57Z-
dc.date.available2022-02-04-
dc.date.available2022-02-04T18:09:57Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationORIQUE, Silvia Diana e Lima Silva. Educação para a paz: uma proposta de prevenção e redução o bullying em uma escola pública. 169 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6580-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para a pazpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEducación para la pazpt_BR
dc.subjectEscuelapt_BR
dc.subjectAcosopt_BR
dc.subjectViolenciapt_BR
dc.titleEducação para a paz: uma proposta de prevenção e redução o bullying em uma escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee3Salles Filho, Nei Alberto-
dc.contributor.referee4Silva, Renan Antonio da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo tem por objetivo analisar a elaboração de estratégias de enfrentamento do bullying, inserindo a Educação para a Paz em uma Escola Pública do município de Guaíba/RS. Como intervenção foi realizado um curso de extensão em formato remoto através de círculos de aprendizagem baseados nos círculos de cultura de Paulo Freire. Nos encontros foram trabalhados os conceitos de bullying, não violência/violência e cultura de paz, além do tema Educação para a Paz. Houve a participação de quatro palestrantes, os quais trabalharam questões sobre bullying, contribuição dos direitos humanos para a cultura de paz e sobre educação para a paz. Tratou-se de uma pesquisa intervencionista de natureza qualitativa. Os instrumentos adotados durante a pesquisa foram Entrevista diagnóstica, Diário de Campo, Pesquisa Bibliográfica, além dos círculos de aprendizagens em que através do diálogo entre os participantes debateu-se os temas disponibilizados havendo uma troca de saberes, de vivências.Os encontros também foram gravados e fotografados. Vídeos e slides foram ferramentas muito usadas como suporte. O referencial teórico foi vasto, mas alguns autores aparecem na pesquisa com mais frequência: Jares (2002), Freire (1987,1992, 2011), Hammes e Selau (2009), Salles Filho (2009, 2013, 2016, 2018), Cardoso (2012), Silva (2010), Nascimento (2009), Minayo (2006), Lopes Neto (2005), Noleto e Diskin(2010).Para tratamento de dados foi utilizado a Análise de Conteúdo baseada em Bardin (1977), tendo três categorias: Bullying escolar: Uma violência silenciosa;Violência: Desrespeito e banalização da vida; Educar para a Paz.Durante os encontros foram discutidas ainda propostas de ações para enfrentamento do bullying na escola, inserindo a educação para a paz como forma de conscientização, a fim de construir uma cultura de paz.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste Informe Critico y Reflexivo tiene como objetivo analizar el desarrollo de estrategias para enfrentar el acoso, insertando la educación para la paz en una Escuela Pública de la ciudad de Guaíba/RS. Como intervención, se realizó un curso de extensión en formato remoto a través de círculos de aprendizaje basados en los círculos culturales de Paulo Freire. Los encuentros abordaron los conceptos de acoso, no violencia/violencia y cultura de paz, además del tema Educación para la Paz. Participaron cuatro visitantes que trabajaron en temas de acoso, la contribución de los derechos humanos a la cultura de paz y la educación para la paz. Fue una investigación intervencionista de carácter cualitativo. Los instrumentos adoptados durante la investigación fueron Entrevista Diagnóstica, Diario de Campo, Investigación Bibliográfica, además de círculos de aprendizaje en los que se discutieron los temas disponibles a través del diálogo entre los participantes, con intercambio de conocimientos y experiencias. Las reuniones también fueron grabadas y fotografiadas. Los videos y las diapositivas se utilizaron ampliamente como herramientas de apoyo. (2006), Lopes Neto (2005), Noleto e Diskin (2010). El marco teórico era amplio, pero algunos autores aparecen en la investigación con más frecuencia: Jares (2002), Freire (1987,1992, 2011), Hammes e Selau (2009), Salles Filho (2009, 2013, 2016, 2018), Cardoso (2012), Silva (2010), Nascimento (2009), Minayo Para el procesamiento de datos se utilizó el Análisis de Contenido basado en Bardin (1977), por tener tres categorías Acoso escolar: una violencia silenciosa; Violencia: falta de respeto y banalización de la vida; educar para la paz. Durante las reuniones también se discutieron propuestas de acciones para combatir el acaso escolar en la escuela, incluida la educación para la paz como forma de conciencia, con el fin de construir una cultura de paz.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SILVIA DIANA DE LIMA SILVA ORIQUE.pdfSilvia Diana e Lima Silva Orique 20216.21 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???