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dc.contributor.advisor1Moser, Cintia dos Santos-
dc.creatorBarboza, Paola Pereira-
dc.date.accessioned2022-01-11T19:34:26Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-11T19:34:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBARBOZA, Paola Pereira. Condições físico-estruturais e higiênicas das cozinhas de escolas municipais de Itaqui-RS. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6261-
dc.description.abstractThe objective of this study was to verify the physical and structural and hygienic conditions of kitchens in public schools in childhood education and elementary school Itaqui-RS. The sample consisted of all urban public schools, six from childhood education and six elementary schools. The conformity assessment of good practices occurred through the application of four checklists based on the current sanitary legislation, which was applied by previously trained academics Nutrition course. This study included categories related to buildings and facilities and sanitation equipment, furniture and fixtures of the food manipulation area. The scoring criteria used in this study were adapted from CECANE/UFRGS according to the degree of sanitary risk. After analyzing the data, it was found in the checklist in complete good practices (LVBPC) and checklist for good practices reduced (LVBPR) a level of compliance at childhood education of 0-25% (sanitary risk very high) and 26-50% (high sanitary risk) and between schools elementary school of 26-50% (high sanitary risk). From the results obtained in this study it was concluded that the physical, structural and hygiene conditions of the schools was inadequate. It is necessary to carry out corrective actions and guidance regarding to food handlers, as well as an effective and judicious intervention by regulatory agencies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoenças transmitidas por alimentospt_BR
dc.subjectBoas práticas de manipulaçãopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectFoodborne diseasespt_BR
dc.subjectGood manipulation practicespt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.subjectHygienept_BR
dc.titleCondições físico-estruturais e higiênicas das cozinhas de escolas municipais de Itaqui-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1825513153453350pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999415149365657pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Brasil, Carla Cristina Bauermann-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5065412932315572pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi verificar as condições físico-estruturais e higiênicas das cozinhas de escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental de Itaqui–RS. A amostra foi composta por todas as escolas municipais urbanas, sendo seis de ensino infantil e seis de ensino fundamental. A avaliação da adequação às boas práticas ocorreu por meio da aplicação de quatro listas de verificação, baseadas nas legislações sanitárias vigentes, as quais foram aplicadas por acadêmicos do curso de Nutrição, previamente capacitados. O presente estudo contemplou as categorias referentes às edificações e instalações e higienização de equipamentos, móveis e utensílios da área de manipulação dos alimentos. Os critérios de pontuação utilizados neste estudo foram adaptados do CECANE/UFRGS de acordo com o grau de risco sanitário. Após a análise dos dados obtidos, verificou se na lista de verificação em boas práticas completa (LVBPC) e na lista de verificação em boas práticas reduzida (LVBPR) um nível de conformidade entre as escolas de ensino infantil de 0-25% (situação de risco sanitário muito alto) e 26-50% (situação de risco sanitário alto) e entre as escolas de ensino fundamental de 26- 50% (situação de risco sanitário alto). A partir dos resultados obtidos neste estudo pode-se concluir que as condições físico-estruturais e higiênicas das escolas avaliadas encontram-se inadequadas. É necessária a realização de ações e orientações corretivas bem como uma intervenção efetiva e criteriosa dos órgãos fiscalizadores.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
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