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dc.contributor.advisor1Holzle, Luis Roberto Brudna-
dc.creatorVinholes, Cristenemar Martins Fagundes-
dc.date.accessioned2016-11-21T12:18:16Z-
dc.date.available2016-11-21T12:18:16Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/623-
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma proposta metodológica alternativa para desenvolver o conteúdo das funções oxigenadas, através de uma Plataforma online. Pretende-se assim construir e implementar uma sequência didática que versa sobre as funções oxigenadas, buscando utilizar as ferramentas tecnológicas como aliada no processo de ensino aprendizagem. A plataforma Edmodo foi selecionada para possibilitar o ensino mais contextualizado das funções orgânicas oxigenadas. A plataforma Edmodo mostrou-se uma ferramenta facilitadora de novas aprendizagens no ensino de química. O presente estudo objetivou analisar o potencial da plataforma Edmodo como uma metodologia alternativa na aprendizagem das funções orgânicas oxigenadas. Como desdobramento do objetivo geral e por apresentarem um caráter mais concreto, elencamos os seguintes objetivos específicos: destacar a importância do uso de tecnologias de comunicação e informação na educação, descrever o aplicativo e sua aplicação no ensino, identificar as vantagens e desvantagens como uma metodologia alternativa e verificar a viabilidade da implementação da proposta em sala de aula, detectando pontos fortes e frágeis da mesma. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva descritiva, com caráter investigatório, numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os recursos utilizados no decorrer da implementação da sequência didática buscaram problematizar o estudo de química orgânica e suas implicações no cotidiano. A plataforma Edmodo foi utilizada para potencializar o ensino da função oxigenada. No decorrer desta proposta pode-se perceber que a plataforma possibilitou que as aulas de química fossem mais atrativas, além de prolongar o tempo de estudo dos estudantes através das ferramentas da plataforma que permitem a postagem de materiais diversos que podem oportunizar um ensino mais ativo, em que os estudantes são protagonistas do processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents an alternative methodological proposal to develop the content of oxygen function, through the online platform. The aim is to build and implement a didactic sequence that turns on the oxygen function, seeking to use the technological tools as an ally in the teaching and learning process. The Edmodo platform was selected to enable more contextualized teaching of organic functions oxigenadas. A Edmodo platform proved to be a facilitating tool for new learning in chemistry teaching. This study aimed to analyze the potential of Edmodo platform as an alternative methodology in learning oxygenated organic functions. As an extension of the general objective and present a more concrete character, we list the following specific objectives: highlight the importance of using information and communication technologies in education, describing the application and its application in teaching, identify the advantages and disadvantages as a methodology alternative and verify the feasibility of the implementation of the proposal in the classroom, identifying strengths and weaknesses of it. This research will be developed from a descriptive perspective, investigative character, a qualitative and quantitative approach. The resources used in the course of implementation of didactic sequence sought to problematize the study of organic chemistry and its implications in daily life. The Edmodo platform was used to enhance the teaching of oxygenated function. In the course of this proposal can be seen that the platform enabled the chemistry classes were more attractive, and extend the students' study time through the platform tools that allow posting of various materials that can create opportunities a more active teaching where students are protagonists of the teaching and learning process.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlataforma Edmodopt_BR
dc.subjectFunções orgânicas oxigenadaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPlatform Edmodoen
dc.subjectOrganic functions oxigenadasen
dc.subjectTeachingen
dc.titleUma proposta de uso da Plataforma Edmodo para potencializar o ensino de química orgânica: funções oxigenadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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Dissertação Cristinemar Vinholes.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Fundação Universidade Federal do Pampa como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências6.56 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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