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dc.contributor.advisor1Guindani, Yáscara Michele Neves Koga-
dc.creatorSilva, Jailton Santos-
dc.date.accessioned2022-01-05T12:32:56Z-
dc.date.available2022-01-05T12:32:56Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.citationSILVA, Jailton Santos. Trabalho docente: a condição dos professores substitutos na universidade. 2021. 95 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6203-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectEmprego temporáriopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectPolítica de trabalhopt_BR
dc.subjectEnseñanza superiorpt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.titleTrabalho docente: a condição dos professores substitutos na universidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191582065232879pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069656994720229pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisol, Márcio Gius-
dc.contributor.referee2Guindani, Evandro Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoCompreende-se que o trabalho docente no Brasil não é uma missão fácil, ainda mais para aqueles que trabalham sob contrato temporário. O objetivo geral da pesquisa é desvendar as interfaces da precarização do trabalho e seus impactos nas relações e condições de trabalho dos/a docentes temporários nas universidades federais brasileira, com vistas a elucidar os aspectos geradores da desigualdade salarial e da não participação na execução de projetos de pesquisa e extensão. A metodologia consiste em um estudo bibliográfico e análise documental de cunho qualitativo na qual se obteve os dados, com finalidade de entender através do referencial teórico como a precarização do ensino superior atinge diretamente o professor substituto dentro da universidade. A pesquisa justifica-se pelo fato da existência de poucos estudos sobre a desvalorização do docente substituto dentro das universidades federais. Nesse sentido, o/a professor/a substituto/a passa a ser alvo da política neoliberal, da flexibilização do trabalho, condições precárias para sustento do setor econômico, bem como balizar a educação e inserir esse profissional numa lógica mercadológica, de produtivismo e sucateamento. Os resultados da pesquisa revelam que o profissional substituto do Magistério Superior possui condições de trabalho distinta do educador efetivo, como carga-horária dedicada exclusivamente para o ensino; remuneração inferior, ausência de plano de saúde e de carreira, nota-se a presença clara das condições precarizadas do trabalho docente temporário dentro das IES.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenSe entiende que el trabajo docente en Brasil no es una misión fácil, sobre todo para los que trabajan con contrato temporal. El objetivo general de la investigación es desvelar las interfases de la precariedad laboral y sus impactos en las relaciones y condiciones de trabajo de los profesores interinos de las universidades federales brasileñas, para dilucidar los aspectos que generan la desigualdad salarial y la no participación en la ejecución de proyectos de investigación y extensión. La metodología consiste en un estudio bibliográfico y un análisis documental de carácter cualitativo en el que se obtuvieron datos, para comprender a través del marco teórico cómo la precariedad de la educación superior afecta directamente al profesor sustituto dentro de la universidad. La investigación se justifica por el hecho de que hay pocos estudios sobre la desvalorización del profesor sustituto en las universidades federales. En este sentido, el profesor sustituto se convierte en el objetivo de la política neoliberal, de la flexibilización del trabajo, de la precarización de las condiciones de apoyo al sector económico, así como de la educación e insertar a este profesional en una lógica de mercado, de productivismo y desguace. Los resultados de la investigación revelan que el profesional sustituto del Profesorado Superior tiene condiciones de trabajo diferentes a las del educador efectivo, tales como la carga de trabajo dedicada exclusivamente a la docencia; remuneración inferior, ausencia de planes de salud y carrera, se nota la clara presencia de condiciones precarias de trabajo docente temporal dentro de las IES.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

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Jailton Santos Silva 2021.pdf669.35 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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