Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6175
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Damascena, Monique Bronzoni-
dc.creatorAvila, Lucas-
dc.date.accessioned2021-12-28T01:23:20Z-
dc.date.available2021-12-28T01:23:20Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.identifier.citationAVILA, Lucas. As ações de combate a violência escolar previstas nos PPPS das escolas de São Borja. 2021. 26 p. Monografia (Especialização) – Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência - Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6175-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the existence of actions to prevent violence in schools, identifying the presence of normative elements in the Pedagogical Political Projects of Elementary Schools in the Municipality of São Borja. The analysis carried out in municipal documents, compiled data on the highlighted problem and, in parallel, the bibliographical review aimed at the importance of projects, actions and prevention of situations of violence. In addition, it was possible to observe the lack of clarity in the specification of the theme, the lack of elements related to the care/identification of subjects who are in this context and their insertion between the social and school environment. In this way, with each new reconstruction of the document, new opportunities can be addressed, offering real alternatives for networking, emphasizing the relevance of the work of professionals in the school, family and social spheres, valuing the importance of reconstructive questions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectViolência - Prevençãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectViolence at schoolpt_BR
dc.subjectViolence - Preventionpt_BR
dc.titleAs ações de combate a violência escolar previstas nos PPPS das escolas de São Borjapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6167630502325842pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2560981381694082pt_BR
dc.contributor.referee1Cantini, Adriana Hartemink-
dc.contributor.referee2Cabelleira, Peterson Ayres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357313105971372pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7031094369974040pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar a existência de ações de prevenção a violência em âmbito escolar, identificando a presença de elementos normativos nos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas de Ensino Fundamental do Município de São Borja. A análise realizada nos documentos municipais, compilou dados sobre a problemática enfatizada e, paralelamente, à revisão bibliográfica objetivando a importância de projetos, ações e prevenção de situações de violência. Além disso, foi possível observar a falta de clareza na especificação da temática, carência de elementos relacionados ao atendimento/identificação de sujeitos que se encontram nesse contexto e a sua inserção entre o meio social e escolar. Dessa forma, a cada nova reconstrução do documento novas oportunidades podem ser abordadas, oferecendo alternativas reais de trabalho em rede, enfatizando a relevância da atuação de profissionais no âmbito escolar, familiar e social, valorizando a importância dos questionamentos reconstrutivos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lucas Avila 2021.pdf311.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.