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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.creatorGoulart, Taize Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-12-06T12:53:48Z-
dc.date.available2021-12-03-
dc.date.available2021-12-06T12:53:48Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationGOULART, Taize Gonçalves . OA Constituição do Sentido a Partir do Signo e do Enunciado: Uma Análise de Práticas de Ensino Realizadas no Programa de Residência Pedagógica. 48 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6121-
dc.description.abstractEste trabajo analiza aspectos de la práctica de enseñanza realizada entre los meses de abril y mayo de 2019, durante la primera edición del Programa de Residência Pedagógica de la Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, desarrollado entre los años de 2018 y 2020. Elegimos como objetivo general de nuestro estudio analizar la constitución de sentido, a partir del concepto saussuriano de signo y del concepto bakhtiniano de enunciado. Pero nuestra intención no se reduce al estudio de las teorías a que se relacionan estas palabras: estructuralismo saussuriano y dialogismo bakhtiniano, respectivamente. La idea es evaluarlas aplicadas a la enseñanza, identificando también las concepciones de lenguaje movilizadas por eses aportes teóricos. El estudio cualitativo y aplicado señala a un procedimiento difuso que a veces favorece a una concepción estructural, alineada al lenguaje como expresión del pensamiento; a veces a una concepción dialógica, alineada al interaccionismo. Esa indefinición parece, al fín, favorecer un poco más a una visión en que la regla gramatical sigue presentándose como punto de partida para la clase de Lengua Portuguesa. Tal vez más importante que ese hallazgo, póngase el camino de la investigadora que, al revisar su práctica, pasa a tener otra alternativa que no esa que se consagro la regla ideal de enseñanza de lengua.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSignopt_BR
dc.subjectEnunciadopt_BR
dc.subjectEstruturalismopt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.subjectConcepções de linguagempt_BR
dc.subjectEstructuralismopt_BR
dc.subjectConcepciones de lenguagept_BR
dc.titleA constituição do sentido a partir do signo e do enunciado: uma análise de práticas de ensino realizadas no Programa de Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Santos da-
dc.contributor.referee3Souza, Nathan Bastos de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa aspectos da prática de ensino realizada entre os meses de abril e maio de 2019, durante a primeira edição do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, desenvolvido entre os anos de 2018 e 2020. Elegemos como objetivo geral de nosso estudo analisar a constituição de sentido, a partir do conceito saussuriano de signo e do conceito bakhtiniano de enunciado. Mas nossa intenção não se reduz ao estudo das teorias a que essas palavras estão relacionadas: estruturalismo saussuriano e dialogismo bakhtiniano, respectivamente. A ideia é analisá-las aplicadas ao ensino, identificando também as concepções de linguagem mobilizadas por esses aportes teóricos. O estudo qualitativo e aplicado aponta para um procedimento difuso que ora favorece uma concepção estrutural, alinhada à linguagem enquanto expressão do pensamento; ora para uma concepção dialógica, alinhada ao interacionismo. Essa indefinição parece, ao fim, favorecer um pouco mais uma visão em que a norma gramatical continua apresentando-se como ponto de partida para a aula de Língua Portuguesa. Talvez mais importante que esse achado, coloque-se o percurso da pesquisadora que, ao revisar sua prática, passa a ter outras alternativas que não essa que tem consagrado a norma como ideal de ensino de língua.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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