???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6117
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Thiago Santos da | - |
dc.creator | Silva, Jordane Madruga da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T12:51:22Z | - |
dc.date.available | 2021-12-03 | - |
dc.date.available | 2021-12-06T12:51:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jordane Madruga. “Livro didático: uma análise das atividades de leitura e escrita nos gêneros conto psicológico e anúncio publicitário”. 44 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6117 | - |
dc.description.abstract | The main goal of this study was to analyze issues reading and writing issues related to the genres known as psychological tale and advertisement approached in the textbook “Ser Protagonista” (Being a Protagonist) aimed at the third year of High School. Based on Mikhail Bakhtin’s perspective on text genres, an investigation was carried out on whether the questions posed in the sample present the basic and indispensable dimensions to a text genre: theme content, style, and compositional structure. The choice of the genres is justified for the fact that the former is a short narrative that can be frequently seen in the school environment and encourages the student to engage with the reading activities more easily. The latter, on the other hand, is part of any individual’s daily life, whether it is on TV, mobile phones, laptops, or billboards. Hence, it is interesting that the student gets to know the characteristics of these genres, which are commonly accessed. As a result of this analysis, it was noticed that the reading and writing activities considered, found in both genres section, comprise the three dimensions considered essential by the Russian theorist. That means that the sample in question does not prioritize one aspect of the genre over the other, which facilitates the student’s understanding about the meanings a text produces, what linguistic aspects are related to the studied genres, as well as their structures. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Genre | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.title | Livro didático: uma análise das atividades de leitura e escrita nos gêneros conto psicológico e anúncio publicitário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Thiago Santos da | - |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Isabel Cristina Ferreira | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Nathan Bastos de | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | O principal objetivo deste estudo foi analisar questões de leitura e escrita relacionadas aos gêneros discursivos conto psicológico e anúncio publicitário no livro didático “Ser Protagonista”, destinado ao terceiro ano do ensino médio, com base na perspectiva de gênero de Mikhail Bakhtin, averiguando se as questões propostas no exemplar apresentam as dimensões básicas e indispensáveis para um gênero discursivo: conteúdo temático, estilo e estrutura composicional. A escolha dos gêneros ocorreu em razão do primeiro ser uma narrativa curta que está frequentemente presente no ambiente Escolar e que possibilita ao aluno se engajar com mais facilidade nas atividades de leitura. Já o anúncio publicitário faz parte do dia a dia de qualquer indivíduo, seja através da televisão, aparelhos celulares, notebooks ou outdoors, por isso é interessante que o aluno conheça suas características, pois com frequência tem contato com esse gênero. Observou-se que as atividades analisadas, tanto de escrita, como de leitura de ambos os gêneros estudados apresentam as três dimensões apontadas como indispensáveis pelo teórico russo. Isso indica que o exemplar em questão, não prioriza um ou outro aspecto do gênero, possibilitando ao aluno entender os sentidos que um texto produz, quais aspectos linguísticos estão relacionados aos gêneros estudados, bem como suas estruturas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC_BALP_Jordane_Madruga_da_Silva.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???