Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Thiago Santos da-
dc.creatorSilva, Jordane Madruga da-
dc.date.accessioned2021-12-06T12:51:22Z-
dc.date.available2021-12-03-
dc.date.available2021-12-06T12:51:22Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Jordane Madruga. “Livro didático: uma análise das atividades de leitura e escrita nos gêneros conto psicológico e anúncio publicitário”. 44 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6117-
dc.description.abstractThe main goal of this study was to analyze issues reading and writing issues related to the genres known as psychological tale and advertisement approached in the textbook “Ser Protagonista” (Being a Protagonist) aimed at the third year of High School. Based on Mikhail Bakhtin’s perspective on text genres, an investigation was carried out on whether the questions posed in the sample present the basic and indispensable dimensions to a text genre: theme content, style, and compositional structure. The choice of the genres is justified for the fact that the former is a short narrative that can be frequently seen in the school environment and encourages the student to engage with the reading activities more easily. The latter, on the other hand, is part of any individual’s daily life, whether it is on TV, mobile phones, laptops, or billboards. Hence, it is interesting that the student gets to know the characteristics of these genres, which are commonly accessed. As a result of this analysis, it was noticed that the reading and writing activities considered, found in both genres section, comprise the three dimensions considered essential by the Russian theorist. That means that the sample in question does not prioritize one aspect of the genre over the other, which facilitates the student’s understanding about the meanings a text produces, what linguistic aspects are related to the studied genres, as well as their structures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.titleLivro didático: uma análise das atividades de leitura e escrita nos gêneros conto psicológico e anúncio publicitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thiago Santos da-
dc.contributor.referee2Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee3Souza, Nathan Bastos de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo foi analisar questões de leitura e escrita relacionadas aos gêneros discursivos conto psicológico e anúncio publicitário no livro didático “Ser Protagonista”, destinado ao terceiro ano do ensino médio, com base na perspectiva de gênero de Mikhail Bakhtin, averiguando se as questões propostas no exemplar apresentam as dimensões básicas e indispensáveis para um gênero discursivo: conteúdo temático, estilo e estrutura composicional. A escolha dos gêneros ocorreu em razão do primeiro ser uma narrativa curta que está frequentemente presente no ambiente Escolar e que possibilita ao aluno se engajar com mais facilidade nas atividades de leitura. Já o anúncio publicitário faz parte do dia a dia de qualquer indivíduo, seja através da televisão, aparelhos celulares, notebooks ou outdoors, por isso é interessante que o aluno conheça suas características, pois com frequência tem contato com esse gênero. Observou-se que as atividades analisadas, tanto de escrita, como de leitura de ambos os gêneros estudados apresentam as três dimensões apontadas como indispensáveis pelo teórico russo. Isso indica que o exemplar em questão, não prioriza um ou outro aspecto do gênero, possibilitando ao aluno entender os sentidos que um texto produz, quais aspectos linguísticos estão relacionados aos gêneros estudados, bem como suas estruturas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BALP_Jordane_Madruga_da_Silva.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.