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dc.contributor.advisor1Hartmann, Ângela Maria-
dc.creatorPereira, Viviane Dias-
dc.date.accessioned2016-10-20T16:53:16Z-
dc.date.available2016-10-20T16:53:16Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/610-
dc.description.abstractThis paper describes and analyzes a teaching unit developed in Science classroom of Basic Education, aiming at the formation of the concept of density by students in a class of nineth grade of elementary school in a public school, located at Caçapava do Sul, RS. To theoretically support this work, we used the historical-cultural theory of Lev Vygotsky, in order to explain the formation of the scientific concept of density by students, and the principle of education through research to stimulate the reconstruction of knowledge of students with the consequent adoption of research as everyday attitude. The teaching unit was divided in two stages. The first stage includes the process, during which he encouraged the interaction between students and between them and the teacher, for the development of their of proximal development zone, through experimental measurements and activities, so that they could reach the concept of density. The second stage, illustrates how students can conduct research about the many scientific usages of the word density in science. This teaching unit was developed in eight meetings totalizing twenty hours class. The analysis of data obtained from this work was qualitatively done using instruments like the recordings of lessons, observations recorded during various applied activities, the students and teacher’s logbook. The teaching unit resulted in educational production in the form of an Activity Guide for Teachers, which provides guidance for use in the classroom. The Guide contains a description of how to develop the activities and equipment necessary for its implementation.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDensidadept_BR
dc.subjectUnidade didáticapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDensityen
dc.subjectTeaching uniten
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleO ensino do conceito de densidade em ciências do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve e analisa uma unidade didática desenvolvida em aulas de Ciências da Educação Básica, visando a formação do conceito de densidade por alunos de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, situada na periferia de Caçapava do Sul, RS. Para fundamentar teoricamente este trabalho, recorreu-se à teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, para explicar a formação do conceito científico de densidade pelos alunos, e ao princípio do educar pela pesquisa para mobilizar a reconstrução do conhecimento dos estudantes, com a consequente adoção da investigação como atitude cotidiana. A unidade didática foi dividida em duas etapas. A primeira etapa contempla o processo, durante o qual foi incentivada a interação entre os alunos e destes com a professora, para o desenvolvimento da sua zona de desenvolvimento proximal, através de medições e atividades experimentais, de modo a que chegassem ao conceito de densidade. A segunda etapa ilustra como os alunos podem realizar pesquisas sobre os diferentes usos da palavra densidade na ciência. Esta unidade didática foi desenvolvida em oito encontros, totalizando vinte horas aula. A análise dos dados, obtidos a partir da sua implementação, ocorreu de forma qualitativa usando como instrumentos as gravações das aulas, as observações em atividades aplicadas, o diário de bordo dos alunos e da professora pesquisadora. A unidade didática resultou numa produção educacional na forma de um Guia de Atividades para o Professor, que traz orientações para seu uso em sala de aula. O Guia contém uma descrição de como desenvolver as atividades e o material necessário para a sua aplicação.-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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Viviane_ Dissertação.pdfDissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências1.48 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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