???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6099
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Gomes, Angela Quintanilha-
dc.creatorSilveira, Laura Jamile Reppetto-
dc.date.accessioned2021-12-01T21:48:50Z-
dc.date.available2021-12-01T21:48:50Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Laura Jamile Reppetto. Gestão em uma escola rural frente à pandemia COVID19: a viabilização de comunicação e internet à comunidade escolar. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6099-
dc.description.abstractThis article is a case study concerning the third district of Itaquatia, rural area of Santana do Livramento, RS, the Antônio Conselheiro State High School, which had to join the remote teaching modality in 2020. The general objective was to analyze the situation regarding internet access in this school community. In order to analyze the problem, two fundamental questions are presented: how the school community handles the issue of internet access in the context of remote learning in the pandemic; and to what extent a partnership with regard to internet access provides better conditions for remote learning for students in this community, in view of the COVID19 pandemic. Such challenges were intensified, as the demand for social distancing, suspension of inperson classes, cancellation of school transport, difficulty in communication, led to the modality of remote learning. Therefore, the socioeconomic profile of the school community, managers, teachers and high school students was carried out, in order to identify the type of internet access they have and their current communication capacity. Qualitative research was used with bibliographic and documentary techniques, as well as filling out a form with quali-quantitative treatment. Data analysis was descriptive, documental, bibliographical, qualitative data, using statistical treatment and quantitative analysis. It was observed that most respondents do not have an internet that meets the demands, which makes it difficult to carry out tasks sent by teachers, among other difficulties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcesso à Internetpt_BR
dc.subjectComunidade Escolarpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectInternet Accesspt_BR
dc.subjectSchool Communitypt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleGestão em uma escola rural frente à pandemia COVID19: a viabilização de comunicação e internet à comunidade escolarpt_BR
dc.title.alternativeManagement in a rural school facing the COVID19 pandemic: a enable communication and internet to the community schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5788307490349838pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Luiz Edgar Araujo-
dc.contributor.referee2Goularte, Jeferson Luís Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268510307155862pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052151673668477pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é um estudo de caso concernente ao terceiro distrito do Itaquatia, zona rural de Santana do Livramento, RS, a escola Estadual de Ensino Médio Antônio Conselheiro que teve de aderir a modalidade de ensino remoto em 2020. O objetivo geral foi analisar a situação em que se refere ao acesso à internet nessa comunidade escolar. No sentido de analisar a problemática, apresentam-se duas questões fundamentais: como a comunidade escolar dá conta da questão do acesso à internet no contexto de ensino remoto na pandemia; e em que medida uma parceria com relação ao acesso à internet oportuniza melhores condições ao ensino remoto por parte dos alunos desta comunidade, diante da pandemia COVID19. Tais desafios se intensificaram, pois, a exigência do distanciamento social, suspensão de aulas presenciais, cancelamento do transporte escolar, dificuldade de comunicação, levaram à modalidade de ensino remoto. Para tanto foi realizado o perfil socioeconômico da comunidade escolar, gestores, docentes e de alunos do ensino médio, no intuito de identificar o tipo de acesso à internet que os mesmos possuem e a capacidade de comunicação atual. Utilizou-se a pesquisa qualitativa com as técnicas bibliográfica e documental, assim como o preenchimento de um formulário com tratamento qualiquantitativo. A análise dos dados se deu de forma descritiva, documental, bibliográfica, aos dados qualitativos, empregou-se tratamento estatístico as análises quantitativas. Observou-se que a maioria dos respondentes não possui uma internet que supra as demandas, o que dificulta a execução das tarefas enviadas pelos professores, dentre outras dificuldades.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Laura Jamile Reppetto Silveira - 2021.pdf630.96 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???