???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6063
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Evelise Pereira | - |
dc.creator | Martins, Mardônio dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-11T11:41:45Z | - |
dc.date.available | 2021-11-10 | - |
dc.date.available | 2021-11-11T11:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Mardônio dos Santos. Otimização de custos no transporte coletivo por meio da Programação Linear. 100 p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6063 | - |
dc.description.abstract | The activity of transporting oneself is present in the daily life of society, becoming one of its fundamental rights. In this context, many systems have been developed to assist and encourage displacement by the population through urban and rural spaces. However, it is observed that the cost management of these systems needs to be revised and improved since the demands of the consumer market vary over time. This work aims to describe the characteristics of the public bus transport system in the city of Bagé, and to apply Linear Programming as a tool of Operational Research to optimize the allocation of productive resources of one of the companies of the Bagé Public Transport Consortium – CTC. Using LINGO free software, six mathematical models were built, covering three types of hourly programming (working days, Saturdays, and Sundays/Holidays), as well as two different tariff calculation worksheets. As a result, it was obtained a vehicle schedule by time band that allows meeting the passenger demand and minimizing operating costs. It was concluded, therefore, that Operational Research and Linear Programming are appropriate tools to find viable solutions to the problem of public transport and that studies involving other lines can result in many benefits for operators and users of the public transport system of Bagé. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão de custos | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa operacional | pt_BR |
dc.subject | Programação linear | pt_BR |
dc.subject | Transporte coletivo | pt_BR |
dc.subject | Cost management | pt_BR |
dc.subject | Linear programming | pt_BR |
dc.subject | Operational research | pt_BR |
dc.subject | Optimization | pt_BR |
dc.subject | Public transport | pt_BR |
dc.title | Otimização de custos no transporte coletivo por meio da Programação Linear | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Evelise Pereira | - |
dc.contributor.referee2 | Albano, Cláudio Sonaglio | - |
dc.contributor.referee3 | Garbin, Fernanda Gobbi de Boer | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A atividade de transportar-se é presente no cotidiano da sociedade, tornando-se um de seus direitos fundamentais. Neste contexto, desenvolveram-se muitos sistemas para auxiliar e fomentar os deslocamentos realizados pela população por meio dos espaços urbanos e rurais. Entretanto, observa-se que a gestão de custos destes sistemas necessita ser revisada e aprimorada, uma vez que as demandas do mercado consumidor variam ao longo do tempo. Este trabalho propõe-se a descrever as características do sistema de transporte coletivo por ônibus na cidade de Bagé, e aplicar a Programação Linear como ferramenta da Pesquisa Operacional para otimizar a alocação dos recursos produtivos de uma das empresas do Consórcio de Transporte Coletivo de Bagé – CTC. Por meio do software livre LINGO, construíram-se seis modelos matemáticos, contemplando três tipos de programação horária (dias úteis, sábados e domingos/feriados), bem como duas planilhas de cálculo tarifário diferentes. Como resultados, obteve-se uma programação de veículos por faixa horária que permite atender a demanda de passageiros e minimizar os custos operacionais. Concluiu-se, portanto, que a Pesquisa Operacional e a Programação Linear são ferramentas apropriadas para encontrar soluções viáveis à problemática do transporte público e que estudos envolvendo outras linhas podem resultar em muitos benefícios aos operadores e aos usuários do sistema de transporte coletivo de Bagé. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bagé | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia de Produção |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
TCC_Mardonio__2020_.pdf | 2.52 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???