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dc.contributor.advisor1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.creatorMoro, Daniela-
dc.date.accessioned2021-11-08T17:46:56Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-08T17:46:56Z-
dc.date.issued2019-09-11-
dc.identifier.citationMORO, Daniela. O processo de alfabetização de refugiados sírios: proposta de material didático para o ensino de português como língua de acolhimento. 179 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6053-
dc.description.abstractThe emergence of new waves of migration in recent years has influenced the increase in the number of immigrants and refugees in Brazil. It seems that the linguistic factor directly interferes in their lives: first, by the lack of knowledge they have of the language spoken in the country; second, for all the (inter)cultural questions that this unknown language unsettles. The immigrants bring new demands for the teaching of the Portuguese language to foreigners, such as the emerging context of alphabetization. In this context, we aim to elaborate a proposal of alphabetization material for Syrian refugees learning Portuguese and to analyze its implementation. In order to do that, we observe the extent to which the concepts of interculturality and genre of discourse were mobilized in the production of the didactic material and analyze some tasks produced to contrast them with the activities carried out by the students. From the analysis of the data, it was possible to identify that for the teaching of Portuguese as host language it is fundamental that the concepts of interculturality and genre of discourse be contemplated in the moments of production and implementation of the materials. In addition to the implementation of the didactic material, the activities carried out by the students were not always what the task proposed, but, sometimes, the communicative purpose was brought by the students themselves, as an opportunity to rework the tasks in loco.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua de acolhimentopt_BR
dc.subjectRefugiados síriospt_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.subjectHost languagept_BR
dc.subjectSyrian refugeespt_BR
dc.titleO processo de alfabetização de refugiados sírios: proposta de material didático para o ensino de português como língua de acolhimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.contributor.referee2Schoffen, Juliana Roquele-
dc.contributor.referee3Morais, Kátia Vieira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO surgimento de novas ondas migratórias nos últimos anos tem influenciado o aumento do número de imigrantes e refugiados no Brasil. Para essas pessoas, o fator linguístico interfere diretamente em suas vidas: primeiro, pelo pouco ou nenhum conhecimento que elas possuem da língua falada no país; segundo, por todas as questões (inter)culturais que essa língua desconhecida abrange. Esses públicos trazem novas demandas para o ensino da língua portuguesa para estrangeiros, como o contexto emergente de alfabetização. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de material de alfabetização para refugiados sírios aprendizes de português como língua de acolhimento e analisar sua implementação. Para isso, observamos em que medida os conceitos de interculturalidade e de gêneros do discurso foram mobilizados na produção do material didático e examinamos algumas tarefas produzidas com o intuito de contrastá-las com as atividades realizadas pelos estudantes. A partir da análise dos dados, foi possível identificar que para o ensino de português como língua de acolhimento é fundamental que os conceitos de interculturalidade e de gêneros do discurso sejam contemplados nos momentos de produção e implementação dos materiais. Além disso, na implementação do material didático, as atividades realizadas pelos alunos nem sempre atenderam às tarefas propostas e, algumas vezes, o propósito comunicativo foi trazido pelos próprios estudantes, como oportunidade de reelaboração das tarefas in loco.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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TCC Daniela Moro 2019.pdf5.15 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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