???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6041
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Feitosa, Sara Alves-
dc.creatorMoraes, Otávio Tinoco Sturza de-
dc.date.accessioned2021-10-29T17:53:43Z-
dc.date.available2021-10-29T17:53:43Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.identifier.citationMORAES, Otávio Tinoco Sturza de. As transformações no jornalismo: uma análise de experiências de egressos do curso de jornalismo da Universidade Federal do Pampa. 2021. 52 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6041-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the transformations in the work of the journalist in the labor market, considering the constant technological transformations, thus having as its object of study the professional situation of journalism graduates of the Federal University of Pampa. Our goal was to seek a perspective of what Journalism has been enabling students, based on the reality of graduates, understanding in which areas these professionals are inserting themselves and what activities they perform. Scientifically, we believe that the work will contribute to think and adapt the teaching of the profession in an updated way. In addition, to give future graduates a broader and more realistic horizon in relation to the possibilities of action from the experience of professionals who are already in the market. As a theoretical reference, the work is based on concepts such as: Remediation (BOLTER; GRUSIN, 1999), Culture of Convergence (JENKINS, 2006) and Journalistic Convergence (NEGREDO; SALAVERRÍA, 2008), Media Ecosystem (CANAVILHAS, 2010) and in the work Journalism and Market, by Pedro Coelho (2015). We used as methodological procedures bibliographic research, quantitative research with application of online questionnaire and semi-structured interviews for qualitative stage. As results to be highlighted we found that almost 70% of journalism graduates who are survey respondents are working in the communication market, but that most of them work in the marketing area, performing activities even far from the training base.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectProfessional practicept_BR
dc.titleAs transformações no jornalismo: uma análise de experiências de egressos do curso de jornalismo da Universidade Federal do Pampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151270715015378pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387pt_BR
dc.contributor.referee1Comassetto, Leandro Ramires-
dc.contributor.referee2Santhias, Paulo Henrique Françosi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2717990064121117pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781495501519494pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema as transformações na atuação do jornalista no mercado de trabalho, considerando as constantes transformações tecnológicas, desta maneira, tendo como seu objeto de estudo a situação profissional de egressos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Nosso objetivo foi buscar uma perspectiva do que a formação em Jornalismo vem possibilitando aos estudantes, a partir da realidade de egressos, compreendendo em que áreas estes profissionais estão se inserindo e quais atividades desempenham. De ordem científica acreditamos que o trabalho contribuirá para pensar e adequar o ensino da profissão de maneira atualizada. Além disso, dar aos futuros formandos um horizonte mais amplo e realista em relação às possibilidades de atuação a partir da vivência dos profissionais que já estão no mercado. Como referencial teórico o trabalho se ampara em conceitos como: Remediação (BOLTER; GRUSIN, 1999), Cultura da Convergência (JENKINS, 2006) e Convergência Jornalística (NEGREDO; SALAVERRÍA, 2008), Ecossistema Midiático (CANAVILHAS, 2010) e na obra jornalismo e mercado, de Pedro Coelho (2015). Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa com aplicação de questionário online e entrevistas semiestruturadas para etapa qualitativa. Como resultados a serem destacados constatamos que quase 70% dos egressos do curso de jornalismo respondentes a pesquisa estão atuando no mercado da comunicação, mas que grande parte trabalha na área de marketing, realizando atividades até distante da base de formação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Jornalismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Otavio Tinoco Sturza de Moraes 2021.pdf965.81 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???