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dc.contributor.advisor1 | Madruga, Pedro Roberto de Azambuja | - |
dc.creator | Brandão, Rui Anderson Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T18:32:30Z | - |
dc.date.available | 2021-10-27T18:32:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-05 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Rui Anderson Pereira. Planejamento cicloviário urbano utilizando técnicas de geoprocessamento. Orientador: DPedro Roberto de Azambuja Madruga. 80p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6008 | - |
dc.description.abstract | This work presents a proposal for urban planning using geoprocessing techniques, with the municipality of São Borja - Rio Grande do Sul – the target of analysis of urban roads with the capacity to receive road infrastructure for the circulation of bicycles, here called cycling infrastructure. The planning principles considered in this project are in accordance with the intentions of the Ministry of Regional Development in relation to urban mobility in Brazilian cities, and that is why it uses the materials provided by the federal government as technical support in the development of this work. The planning lines follow the proposals of the Reference Book for the Elaboration of Plan for Mobility by Bicycle in Cities and the Brazilian laws, since the city is under the jurisdiction of the national federal government. The bicycle, like motor vehicles, is considered by law to be a transit vehicle and, therefore, also needs safe running structures for its users. For accurate planning and consistent with reality, geoprocessing techniques linked to urban planning were used to formulate the final planning, through the creation of information systems that defined the layouts and eventual engineering decisions, according to the needs and potential of the municipality. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject | Ciclofaixas | pt_BR |
dc.subject | nfraestruturas cicloviárias | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Geoprocessamento | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.subject | Bike lanes | pt_BR |
dc.subject | Cycle lanes | pt_BR |
dc.subject | Cycling infrastructure | pt_BR |
dc.subject | Urban planning | pt_BR |
dc.subject | Geoprocessing | pt_BR |
dc.title | Planejamento cicloviário urbano utilizando técnicas de geoprocessamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta de planejamento urbano utilizando técnicas de geoprocessamento, sendo o município de São Borja - Rio Grande do Sul – o alvo de análise das vias urbanas com capacidade para receber infraestruturas viárias destinadas à circulação de bicicletas, aqui denominadas de infraestruturas cicloviárias. Os princípios de planejamento considerados neste projeto estão de acordo com as pretensões do Ministério do Desenvolvimento Regional para com a relação à mobilidade urbana nas cidades brasileiras, e por isso faz mão dos materiais disponibilizados pelo governo federal como amparo técnico no desenvolvimento deste trabalho. As linhas de planejamento seguem as propostasdo Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades e as leis brasileiras, uma vez que a cidade se encontra sob jurisdição do governo federal nacional. A bicicleta, assim como os veículos motorizados, é considerada por lei como um veículo de trânsito e, portanto, também necessita de estruturas de rodagem segura para os seususuários. Para um planejamento acertivo e condizente com a realidade foram utilizadas técnicas de geoprocessamento ligadas ao planejamento urbano para a formulação do planejamento final, por meio da criação de sistemas de informação que definiram os traçados e as eventuais decisões de engenharia, de acordo com as necessidades e potenciais do município. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Engenharia Civil |
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Rui Anderson Pereira Brandão - 2021.pdf | 5.83 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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