???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5972
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bozzetto, Adriana-
dc.creatorMorais, Micaela-
dc.date.accessioned2021-10-18T19:33:00Z-
dc.date.available2021-10-18-
dc.date.available2021-10-18T19:33:00Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationMORAIS, Micaela. “Práticas musicais em comunidades da Igreja Irmãos Menonitas : uma aproximação ao contexto angolano cristão”. 63 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5972-
dc.description.abstractIn the field of music education, much has been discussed about the various learning spaces, understanding musical practices in the religious context as one of the socialization processes. From this perspective, the present study aimed to know and understand musical practices carried out in Christian communities in the city of Huambo, Angola. Based on the qualitative research approach, field diaries were constructed about experiences lived during fifteen days of mission in Angolan communities. The theoretical reference was based on the reading of Setton's works (2008, 2010), which provided an opportunity to think about religions as agents of socialization, specifically in the context of the evangelical church Irmãos Menonitas. In this sense, it was possible to reflect on the different contexts of religious cultural and musical practices, built in different socialization processes, even if from the same confession. The study also contextualizes some historical and religious issues related to the Mennonite Brethren church. In this sense, the work has revealed the presence of music in religious services and in other moments outside the liturgical activities. Also, to get to know musical repertoires such as hymns and the umbundo language, performed in the religious services of the communities visited. In the same way, it contributed to the understanding of the inseparability between musical practices in the religious context and social life, revealing the presence of music in the daily lives of people beyond the religious context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIgreja Irmãos Menonitaspt_BR
dc.subjectSocialização musicalpt_BR
dc.subjectPráticas musicais angolanaspt_BR
dc.subjectMúsica cristãpt_BR
dc.subjectMennonite Brethren Churchpt_BR
dc.subjectMusic socializationpt_BR
dc.subjectAngolan music practicespt_BR
dc.subjectChristian musicpt_BR
dc.titlePráticas musicais em comunidades da Igreja Irmãos Menonitas : uma aproximação ao contexto angolano cristãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Bozzetto, Adriana-
dc.contributor.referee2Torres, Maria Cecilia de Araujo Rodrigues-
dc.contributor.referee3Teixeira, Lúcia Helena Pereira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNo campo da educação musical, muito tem se discutido sobre os vários espaços de aprendizagem, compreendendo práticas musicais no contexto religioso como um dos processos de socialização. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo conhecer e compreender práticas musicais realizadas em comunidades cristãs da cidade de Huambo, na Angola. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram construídos diários de campo sobre experiências vividas durante quinze dias de missão em comunidades angolanas. O referencial teórico teve como base a leitura de trabalhos de Setton (2008, 2010), o que oportunizou pensar as religiões como agentes de socialização, especificamente no contexto da igreja evangélica Irmãos Menonitas. Nesse sentido, foi possível refletir sobre os diferentes contextos de práticas culturais e musicais religiosas, construídas em diferentes processos socializadores, mesmo que de uma mesma confissão. O estudo também contextualiza algumas questões históricas e religiosas relativas à igreja Irmãos Menonitas. Nesse sentido, o trabalho oportunizou revelar a presença da música nos cultos religiosos e em outros momentos fora das atividades litúrgicas. Também, conhecer repertórios musicais como hinos e o idioma umbundo, realizados nos cultos religiosos das comunidades visitadas. Da mesma forma, contribuiu para a compreensão da indissociabilidade entre práticas musicais no contexto religioso e vida social, revelando a presença da música no cotidiano das pessoas para além do contexto religiosopt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Música

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_final___Micaela_Morais.pdf2.01 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???