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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A sustentabilidade na comunicação visual: uma análise dos elementos visuais de empresas de moda sustentável
Autor(es): Siqueira, Douglas Gonçalves
Primeiro Orientador: Silva, Denise Teresinha da
1° Membro da banca: Lima, Denise Aristimunha de
2° Membro da banca: Saldanha, Patrícia Gonçalves
Resumo: Uma imagem carrega em si uma série de significados que podem ser explorados para a criação da comunicação de visual de uma empresa e assim transmitir ao seu público através das mídias uma mensagem visual capaz de informar sobre a identidade, os valores, o posicionamento e até mesmo sobre os produtos e serviços prestados pela empresa. Este trabalho tem por objetivo analisar a comunicação visual de peças publicitárias divulgadas no Facebook e no Instagram de empresas que se vinculam com a produção sustentável e o consumo consciente visando a identificação de elementos visuais que caracterizam a relação destas com a sustentabilidade utilizando a sintaxe visual. Com a seleção de cinco empresas que se apresentam em suas redes sociais como sustentáveis, realizamos o levantamento documental de sua comunicação visual e posteriormente a categorização do material obtido e sua análise para identificar quais são estes elementos com o suporte teórico de autores (as) na área da sintaxe visual, fotografia, sustentabilidade, consumo consciente e slow fashion. Constatamos a presença de um estilo visual característico em comum entre algumas empresas por conta do uso de elementos visuais que carregam em si significados ligados à sustentabilidade. Já outras possuem um estilo visual muito semelhante em sua comunicação, porém os elementos visuais presentes neste estilo não têm ligação com a sustentabilidade, mas estão direcionadas ao nicho de mercado em que atuam. O que confirma as pressuposições iniciais que foram baseadas em uma pré-observação do objeto de estudo.
Abstract: An image carries within it a series of meanings that can be explored for the creation of a company's visual communication and thus transmit to its audience through the media a visual message capable of informing about the identity, values, positioning and even about the products and services provided by the company. This work aims to analyze the visual communication of advertising pieces posted on Facebook and Instagram of companies that are linked to sustainable production and conscious consumption, aiming to identify visual elements that characterize their relationship with sustainability, using visual syntax. With the selection of five companies that present themselves in their social network as sustainable, we carried out a documental survey of their visual communication and later the categorization of the material obtained and its analysis to identify these elements with the theoretical support of authors in the area of visual syntax, photography, sustainability, conscious consumption and slow fashion. We verified the presence of a characteristic visual style in common among some companies due to the use of visual elements that carry meanings related to sustainability. Some companies have a very similar visual style in their communication, but the visual elements present in this style have no connection with sustainability. To resolve this issue, we identified which elements of visual communication are related to sustainability and which elements are directed to a specific market niche through the analysis of visual elements present in these companies' communication.
metadata.dc.subject: Comunicação visual
Sustentabilidade
Consumo (Economia)
Mídia social
Moda
Visual communication
Sustainability
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SIQUEIRA, Douglas Gonçalves. A sustentabilidade na comunicação visual: uma análise dos elementos visuais de empresas de moda sustentável. 2021. 80 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5965
metadata.dc.date.issued: 24-Sep-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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