???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5958
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pessôa, Elisângela Maia-
dc.creatorRuis, Welington dos Santos-
dc.date.accessioned2021-09-27T18:26:54Z-
dc.date.available2021-09-27T18:26:54Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.citationRUIS, Welington dos Santos. A desigualdade enquanto expressão da questão social: um debate necessário no sistema educacional. . 2021. 33 p. Monografia (Especialização) – Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência - Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5958-
dc.description.abstractThe Brazilian educational system needs to be thought of beyond the student versus knowledge relationship, since this relationship is crossed by several issues such as, for example, the inequalities faced by them, that of a one way or another, they end up being taken to everyday school life. The research that culminated in this article aimed to analyze whether there is an understanding of the social issue in the education system, in order to give visibility to the discussion of inequalities in the school environment. Therefore, a qualitative bibliographic research was carried out with mapping of articles taken from the Scielo portal. Content analysis was performed, with the critical dialectical method being the guiding thread of the reality analysis. From the analysis of the articles, it was noticed that situations experienced in schools lead to the recognition of various inequalities, such as class exploitation, the most varied forms of violence, racism, precariousness of teaching, among others. However, in most cases these realities are not correlated with macro-social issues. The contextualization of these inequalities as expressions arising from the social issue proved to be derisory, therefore, rarely found in the basic texts mapped for this study. Different practices for confronting these inequalities are reported in the texts, but most of them focus singularly on each problem. Although they are important actions, they do not seek correlations with the social issue, nor do they correlate them with an unequal production system, which avoids overcoming these inequalities in a concrete way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProblemas sociaispt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial problemspt_BR
dc.titleA desigualdade enquanto expressão da questão social: um debate necessário no sistema educacionalpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8718307313538038pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3560576146942774pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jorge Alexandre da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697544939230109pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO sistema educacional brasileiro precisa ser pensado para além da relação aluno(a) versus conhecimento, uma vez que essa relação é atravessada por diversas questões como, por exemplo, as desigualdades enfrentadas pelos(as) mesmos(as), que de uma forma ou de outra, acabam sendo levadas para o cotidiano escolar. A pesquisa que culminou no presente artigo teve como objetivo geral analisar se existe compreensão da questão social no sistema de educação, para dar visibilidade à discussão das desigualdades no âmbito escolar. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com mapeamento de artigos retirados do portal Scielo. Foi realizada análise de conteúdo sendo o método dialético crítico o fio condutor da análise de realidade. A partir da análise dos artigos, percebeu-se que situações vivenciadas nas escolas levam ao reconhecimento de diversas desigualdades, tais como a exploração de classe, as mais variadas formas de violências, racismo, precarização de ensino, entre outras. Porém, na maioria das vezes não se correlacionam tais realidades com questões macrossociais. A contextualização dessas desigualdades como sendo expressões advindas da questão social mostraram-se irrisórias, portanto, pouco encontradas nos textos bases mapeados para esse estudo. Diferentes práticas de enfrentamento a essas desigualdades são relatadas nos textos, mas a maioria delas focaliza de forma singular em cada problema. Embora sejam ações importantes, não buscam correlações com a questão social, tão pouco as correlacionam com um sistema de produção desigual, o que foge da superação de forma concreta dessas desigualdades.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Políticas de Atenção à Criança e Adolescente em Situação de Violência

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Welington dos Santos Ruis 2021.pdf542.94 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???