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dc.contributor.advisor1Guterres, Marcelo Xavier-
dc.creatorRibeiro, Guilherme Luís Mello-
dc.date.accessioned2016-10-17T10:28:00Z-
dc.date.available2016-10-17T10:28:00Z-
dc.date.issued2014-09-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/592-
dc.description.abstractThis paper presents the adaptation of a mathematical model used to optimize the operating mine planning in a coal open pit mine. In real situation, the allocation of load equipment is empirically, based on the experience of the operations manager at the time. This situation, in addition to generating constant queues, causes low utilization of trucks. In the adapted model, the allocation of the same is dynamically, based on pre-established parameters. The model allocates the fronts of mining equipment and cargo transport, in order to maintain a flow rate of ore or continuous mining and maximize the utilization of trucks. To solve this problem a model based on multiobjective linear programming used, since the problem has more than one target and they have conflicting. Initially, we chose to work with a real situation presented in the mine, to make possible the establishment of the comparative effect with reality, because there was a substantial increase in the utilization rate of transport facilities, coupled with maintaining a pace of continuous mining. Based on this knowledge, began to propose four scenarios, predicting events, such as increased levels of production, feasible increase in times of vehicles (more distant fronts) and capacity variation of the vehicle fleet cycle. The results demonstrated the efficiency of the proposed system because the objectives were achieved, allowing to achieve consistent gains, if the implementation is realized in the activity it proposes.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia da produçãopt_BR
dc.subjectAlocação dinâmica de caminhõespt_BR
dc.subjectAlocação dinâmicapt_BR
dc.subjectProgramação linear multiobjetivopt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento operacionalpt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectEngineeringen
dc.subjectProduction engineeringen
dc.subjectDynamic allocation of trucksen
dc.subjectDynamic allocationen
dc.subjectMultiobjective linear programmingen
dc.subjectLinear programmingen
dc.subjectLinear programmingen
dc.subjectOperational researchen
dc.subjectProduction managementen
dc.subjectProductionen
dc.titleOtimização do planejamento operacional de lavra com alocação dinâmica de caminhões em minas a céu abertopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, apresenta a adaptação de um modelo matemático usado para otimizar o planejamento operacional de lavra em uma mina de carvão a céu aberto. Na situação real a alocação dos equipamentos de carga é feita de forma empírica, alicerçada na experiência do responsável pelas operações no momento. Esta situação, além de gerar constantes filas, provoca a baixa utilização dos caminhões. No modelo adaptado, a alocação dos mesmos é feita de forma dinâmica, com base em parâmetros pré-estabelecidos. O modelo aloca às frentes de lavra os equipamentos de carga e transporte, de forma a manter um fluxo de minério ou ritmo de lavra contínuo, além de maximizar a taxa de utilização dos caminhões. Para solução deste caso foi utilizado uma modelagem fundamentada em programação linear multiobjetivo, pois o problema apresenta mais de uma meta e além disso, estas apresentam conflito entre si. Inicialmente, optou-se por trabalhar com uma situação real apresentada na mina, para tornar possível o estabelecimento do efeito comparativo com a realidade, o que verificou-se, pois houve incremento substancial da taxa de utilização dos equipamentos de transporte, aliado à manutenção de um ritmo de lavra contínuo. Com base nestes conhecimentos, iniciou-se a proposição de quatro cenários, prevendo eventos, como incremento nos níveis de produção, incremento viável dos tempos de ciclo dos veículos (frentes mais distantes) e variação da capacidade da frota de veículos. Os resultados obtidos demonstraram a eficiência do sistema proposto, pois os objetivos foram atingidos, possibilitando a obtenção de ganhos consistentes, se a implementação for concretizada na atividade a que se propõe.-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

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TCC2 - Guilherme_Ribeiro.pdfTrabalho de conclusão de curso submetido ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia de Produção2.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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