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dc.contributor.advisor1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.creatorSantos Junior , Luís Borges dos-
dc.date.accessioned2021-08-24T19:26:46Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T19:26:46Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, Luís Borges. Conservatório Municipal de Música de Bagé (1927-1937): Repertório Musical. 137 f.: il. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5920-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the influence of nationalist politics and musical trends took place in the choice of Conservatory (IMBA) repertoire between 1927 and 1937. The applied methodology was of desk research of written documents, with a qualitative approach. The theoretical framework used to understand the concept of musical nationalism in Brazil was based on the works of Travassos (2003) and Pereira (2007, 2013), the work of Nogueira (2003) was also used as a methodological and theoretical framework. The work of data collection on IMBA took place in the archive of the Bagé Municipal Archive. The data collected were from the repertoire contained in the programs of Concerts, Auditions, Hora da Arte, and Recitals. The results point to the predominance of the French repertoire, a national trend, followed by the German, Brazilian and Italian repertoires. The political issue has been present since its creation and municipalization. Nationalist politics appears in the IMBA repertoire, with Brazilian composers with a nationalist ideal in their majority, such as Villa-Lobos, Nepomuceno and Barrozo Netto. The great part of the repertoire interpreted in the conservatory was related to romanticism. The IMBA conservatory was always up to date with the repertoire that was played in major centers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectConservatóriospt_BR
dc.subjectIMBApt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectNationalismpt_BR
dc.subjectConservatoriespt_BR
dc.subjectMusic Teachingpt_BR
dc.titleConservatório Municipal de Música de Bagé (1927-1937): Repertório Musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee2Silva, Rafael Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Arriada, Eduardo-
dc.contributor.referee4Vergara, Fábio-
dc.contributor.referee5Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo compreender como se deu a influência da política nacionalista e as tendências musicais na escolha do repertório do Conservatório (IMBA) entre 1927 e 1937. A metodologia aplicada foi a da pesquisa documental de documentos escritos, com abordagem qualitativa. O referencial teórico utilizado para compreender o conceito de nacionalismo musical no Brasil baseou-se nos trabalhos de Travassos (2003) e Pereira (2007, 2013), também serviu de referência metodológica e teórica a pesquisa de Nogueira (2003). O trabalho da coleta de dados sobre o IMBA deu-se no acervo do Arquivo Municipal de Bagé. Os dados levantados foram do repertório contido nos programas de Concertos, Audições, Hora da Arte e Recitais. Os resultados apontam para o predomínio do repertório francês, uma tendência nacional, seguida de alemães, brasileiros e italianos. A questão política está presente desde sua criação e municipalização. A política nacionalista aparece no repertório do IMBA com os compositores brasileiros de ideal nacionalista, na maioria, como Villa-Lobos, Nepomuceno e Barrozo Netto. A grande parte do repertório interpretado no conservatório era referente ao romantismo. O IMBA esteve sempre atualizado com o repertório que era tocado nos grandes centros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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