???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5878
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Graup, Susane-
dc.creatorFonseca, Arianne Ferreira-
dc.creatorFerreira, Déborah Aline D'Avilapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-09T18:38:26Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-08-09T18:38:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFONSECA, Arianne Ferreira; FERREIRA, Déborah Aline D'avila. Efeitos do método Pilates sobre o perfil postural e percepção postural durante as atividades de vida diária em crianças. 21 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5878-
dc.description.abstractPosture is an upright attitude, actively stabilized by mechanisms that automatically restore the orientation of the body when there are disturbances. There are several factors associated with the development of postural changes in childhood, due to the presence of risk factors, and preventive measures should be undertaken early on. Thus, the Pilates method, through its principles, provides an important alternative to working postural alignment in children. Objectives: To analyze the effects of Pilates on postural profile and postural awareness during activities of daily living (ADLs) in children, and check the measurements of school furniture in order to determine whether such measures are appropriate for children . Methods: We included children enrolled in the first grade of elementary school, evaluated through a protocol postural awareness through BackPEI questionnaire, posture through Software for postural assessment (SAPO), and were carried out the measures of school furniture. Children practiced 20 sessions of Pilates through protocol devices, Mat Pilates and accessories. Results: appropriate postural perceptions casualties on sitting postures were found without significance after the intervention. Regarding the postural profile, there was an increase in the deviation of the head to the right slope variable, and the other variables there was maintenance of postural profile. Conclusion: The practice of Pilates method protocol was not sufficient to promote better postural alignment, and improve postural awareness during ADLs of schoolchildren. It was shown that the school furniture presented inadequate measures to the age group of children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectPhysiotherapypt_BR
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectExercíciopt_BR
dc.subjectPosturept_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.titleEfeitos do método Pilates sobre o perfil postural e percepção postural durante as atividades de vida diária em criançaspt_BR
dc.title.alternativePilates Method effects on the profile and postural awareness the daily life of activities in childrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1302668915969052pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971842553577002pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoPostura representa uma atitude ereta, estabilizada ativamente por mecanismos que restabelecem automaticamente a orientação do corpo quando há perturbações. Existem diversos fatores associados com o desenvolvimento de alterações posturais na infância, devido a presença de fatores de risco, e medidas preventivas devem ser realizadas de forma precoce. Dessa forma, o método Pilates, por meio de seus princípios, proporciona uma alternativa importante para trabalhar o alinhamento postural em crianças. Objetivos: Analisar os efeitos do Método Pilates sobre o perfil postural e a percepção postural durante as atividades de vida diária (AVD ́s) em crianças, e verificar as medidas do mobiliário escolar, a fim de apurar se tais medidas estão adequadas para as crianças. Metodologia: Foram incluídas crianças cursando o primeiro ano do ensino fundamental, avaliadas por meio de um protocolo de percepção postural, através do questionário BackPEI, da postura através do Software para avaliação postural (SAPO), e foram realizadas as medidas do mobiliário escolar. As crianças praticaram 20 sessões do Método Pilates, por meio de protocolo com aparelhos, Mat Pilates e acessórios. Resultados: Foram encontradas percepções posturais adequadas baixas nas posturas sentadas, sem significância, após a intervenção. Com relação ao perfil postural, houve um aumento do desvio da variável de inclinação da cabeça à direita, e nas demais variáveis houve manutenção do perfil postural. Conclusão: A prática do protocolo do método Pilates não foi suficiente para promover um melhor alinhamento postural, bem como melhorar a percepção postural durante as AVD ́s de crianças em idade escolar. Foi evidenciado que o mobiliário escolar apresentou medidas inadequadas à faixa-etária das crianças.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Fisioterapia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ARIANNE FERREIRA FONSECA e DÉBORA FERREIRA.pdf264.11 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???