???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5871
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Passos, Analva Aparecida de Andrade Lucas-
dc.creatorAlves, Giziane Prestes-
dc.date.accessioned2021-07-30T21:27:48Z-
dc.date.available2021-07-29-
dc.date.available2021-07-30T21:27:48Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.citationALVES, Giziane Prestes. Tecnologias e a língua portuguesa. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5871-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the use of information technologies in teaching the Portuguese language. This qualitative study was carried out by a research bibliographic and field, through a questionnaire, passed on by Google Forms to 20 teachers, of which 12 answered the proposed questions. searched information through websites and articles about the use of technology and its application in teaching, in an attempt to know the Technologies used in school and how these technologies influence the formation of digital natives. The evolution of resources computational has brought with it changes in human behavior as well. as in school environments. The results show that in times of pandemic and remote teaching, teachers have been looking for ways that their methodology added to the use of technology, promote learning that is more motivating for students, however, technological products are not always accessible to all people, either for its high price or for the knowledge involved in its use or because the school does not offer it, frustrating teachers' expectations. of a permanent update and of the effort so that everyone can have access to the information guaranteed by the use of new technologies for education. Like suggestion are the presentation of technologies used in the school, the practices of teaching and digital resources adopted by teachers and examples of technologies used in teaching the Portuguese language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias no ensinopt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectTabletspt_BR
dc.subjectDatashowspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectTechnology in teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleTecnologias e a língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeTechnologies and the portuguese languagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida-
dc.contributor.referee2Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6851209637611049pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6081469722279977pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das tecnologias de informação no ensino da Língua Portuguesa. Este estudo qualitativo deu-se por uma pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de um questionário, repassado pelo Google Forms a 20 professores, dos quais 12 responderam às questões propostas. Buscou-se informações por meio de sites e artigos acerca do uso da tecnologia e sua aplicação no ensino, na tentativa de conhecer as Tecnologias utilizadas na escola e como essas tecnologias influenciam na formação dos nativos digitais. A evolução dos recursos computacionais vem trazendo consigo mudanças no comportamento humano, bem como nos ambientes escolares. Os resultados apontam que em tempos de pandemia e ensino remoto, os professores vêm buscando meios para que sua metodologia somada ao uso de tecnologia promova um aprendizado que seja mais motivador para os estudantes, no entanto, nem sempre os produtos tecnológicos são acessíveis a todas as pessoas, ou por seu alto preço ou pelo conhecimento envolvido em sua utilização ou ainda por a escola não oferecer, frustrando a expectativa dos professores de uma atualização permanente e do esforço para que todos possam ter acesso à informação garantida pela utilização das novas tecnologias para a educação. Como sugestão ficam a apresentação de tecnologias utilizadas na escola, as práticas de ensino e recursos digitais adotados pelos professores e exemplos de tecnologias utilizadas no ensino da Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_GIZIANE_PRESTES_ALVES_FINAL.pdf1.22 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???