???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5861
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Passos, Analva Aparecida de Andrade Lucas | - |
dc.creator | Rodrigues, Taís | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-30T21:20:10Z | - |
dc.date.available | 2021-07-29 | - |
dc.date.available | 2021-07-30T21:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Taís. Estágio remoto na educação de jovens e adultos: relato de experiência. Orientadora: Analva Aparecida de Andrade Lucas Passos. 2021. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5861 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.title | Estágio remoto na educação de jovens e adultos: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato de experiência vivida durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa e Literatura realizado, de forma remota, em uma turma do terceiro ano do ensino médio, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, da cidade de Jaguarão – RS. Tem por objetivo geral a reflexão compartilhada entre educandos (as), estagiárias e professores (as) sobre o ensino remoto em contexto pandêmico considerando-se as especificidades inerentes aos alunos de EJA. Questões como a causa do abandono escolar na infância e adolescência, consequências do abandono escolar e motivações para o retorno escolar foram analisadas e discutidas pelos envolvidos no processo, tendo a contribuição do professor Paulo César Fagundes do Amaral, pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos. O processo de escuta aos educandos deu-se por meio de conversa informal entre esses e as estagiárias, mediado pela professora regente, Maria Elia Gonçalves Martins. A história da EJA e as políticas públicas a ela direcionadas também são questões aqui comentadas. Como principais resultados destacam-se o novo olhar sobre a EJA, ainda mais respeitoso, e como a trajetória acadêmica de universitária, após a idade adequada, pode contribuir na formação profissional desta pesquisadora, para futura atuação em turmas desta modalidade. Concluindo-se que a educação, de forma remota, não está acontecendo de forma igual para todos e que a formação de novos professores não contempla, ainda, as especificidades da Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Experiência. Estágio supervisionado obrigatório. Ensino remoto. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Alegrete | pt_BR |
dc.description.Resumen | Este Documento de Conclusión de Curso presenta el relato de La experiencia vivida durante el período de PasantíaObligatoria Supervisada enLengua y Literatura Portuguesa realizada, a distancia, en una clase de terceraño de bachillerato, enlamodalidad EJA (Educación de Jóvenes y Adultos), enla Escuela Instituto de EducaciónEspíritu Santo enlaciudad de Jaguarão - RS. Teniendo como objetivo general lareflexión compartida entre estudiantes, pasantes y docentes sobre laeducación a distanciaenun contexto pandémico considerando las especificidades inherentes a losestudiantes de EJA. Temas como la causa del abandono escolar enlainfancia y enla adolescencia, lasconsecuenciasdel abandono escolar y lasmotivaciones paraelregreso a ésta, fueronanalizados y discutidos por los involucrados en elproceso, conel aporte delprofesor Paulo César Fagundes do Amaral, posgrado en educación de jóvenes y adultos. El proceso de escucha de los alumnos se llevó a cabo a través de una conversación informal entre ellos y lospasantes, mediada por laprofesora regente, Maria Elia Gonçalves Martins. La historia de EJA y las políticas públicas dirigidas a ella, también son temas aquí comentados. Como principales resultados, destaco mi nueva visión sobre esta modalidad, que es aún más respetuosa, y de cómo mi trayectoria académica como estudianteuniversitariodespués de laedad apropiadapuede contribuir a mi formaciónprofesional para un futuro trabajo enclases de esta modalidad. Se concluye que laeducación,adistancia,no se está dando de misma manera para todos y que laformación de nuevo docentes aún no contempla las especificidades de EJA. Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos, Experiencia, Pasantía supervisada obligatoriaen idioma português, Enseñanza remota. | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Tais_Rodrigues_2021.pdf | 637.7 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???