???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5836
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Salgueiro, Andréia Caroline Fernandes-
dc.creatorViçosa, Débora Lopes-
dc.date.accessioned2021-07-19T20:12:03Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-07-19T20:12:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIÇOSA, Débora Lopes. Fisioterapia na saúde do escolar: educação postural como estratégia de promoção de saúde na escola. 26p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5836-
dc.description.abstractThe promotion of health in the school context is a constant concern among professionals, sincE the school presents as a reference point for the concepts and behaviors acquisition necessary for good self-care practices in health. This research aimed to evaluate the effects of a health promotion intervention, through postural education, geared toward students from elementary school. The research was developed with 32 students of the 6th year from a public school in the city of Uruguaiana / RS, and was designed in four stages. I) application of an initial questionnaire (pre-test), to evaluate the presence of musculoskeletal pain and the students' knowledge about appropriate posture habits; II) interventions related to postural education; III) collection of anthropometric data, backpack weighing and calculation of the Body Mass Index (BMI); and IV) reapplication of the initial questionnaire (post-test). The collected data were tabulated and expressed as mean or frequency or analyzed by the Wilcoxon test. The results indicated that all students presented painful complaints in various situations of daily school life. Concerning the weight of the backpack, five students presented backpacks weighing more than 10% of their body weight. Regarding the correct postural habits, it was observed that the index of correct answers of the students increased after postural education intervention. In conclusion, our data indicated that there has been an increase in students' knowledge about postural care measures, and provide subsidies to adoption of positive attitudes to minimize the risks of musculoskeletal injuries and postural changes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação posturalpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectPostural educationpt_BR
dc.subjectPhysiotherapypt_BR
dc.titleFisioterapia na saúde do escolar: educação postural como estratégia de promoção de saúde na escolapt_BR
dc.title.alternativePhysiotherapy in student health: postural education as a strategy for health promotion at schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7846180835442763pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529127283220286pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA promoção da saúde no contexto escolar é uma preocupação que se faz constante, visto que a escola se apresenta como um lugar de referência para aquisição de conceitos e comportamentos necessários às boas práticas de autocuidado em saúde. Deste modo, esta pesquisa objetivou avaliar os efeitos de uma intervenção de promoção da saúde, por meio da educação postural, voltada para escolares do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com 32 estudantes do 6o ano de uma escola municipal da cidade de Uruguaiana/RS e ocorreu em quatro etapas: I) aplicação do questionário inicial (pré-teste) para averiguar a presença de queixas álgicas musculoesqueléticas e os conhecimentos dos estudantes acerca de hábitos posturais adequados; II) intervenções teórico-práticas voltadas à educação postural; III) coleta de dados antropométricos (estatura e massa corporal), pesagem das mochilas e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); e IV) reaplicação do questionário inicial (pós-teste). Os dados coletados foram tabulados e expressos como média e frequência ou analisados por meio do teste de Wilcoxon. Os resultados indicaram que todos os alunos apresentaram queixas álgicas em diversas situações do cotidiano escolar. Em relação ao peso da mochila, cinco educandos apresentaram mochilas com peso superior a 10% do peso corporal. Quanto aos hábitos posturais adequados, observou-se que o índice de respostas corretas dos estudantes aumentou de forma estatisticamente significativa após a intervenção de educação postural. Conclui-se que a ação desenvolvida contribuiu para que os educandos ampliassem seus conhecimentos sobre o tema e forneceu subsídios para que os mesmos passem a adotar atitudes positivas para minimização dos riscos de lesões musculoesqueléticos e alterações posturais, tornando-se agentes ativos e responsáveis na promoção de sua própria saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Fisioterapia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DÉBORA LOPES VIÇOSA.pdf952.91 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???