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dc.contributor.advisor1Fernandes, Carolina-
dc.creatorArguello, Leane Oliveira-
dc.date.accessioned2021-06-25T13:26:00Z-
dc.date.available2021-06-18-
dc.date.available2021-06-25T13:26:00Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.citationARGUELLO, Leane Oliveira. Leitura, escrita e produção oral nas aulas de língua portuguesa sobre as diferenças socioculturais na construção das relações interpessoais. 154p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5726-
dc.description.abstractEsta tesís de maestria presenta el análisis de los discursos de alumnos de sexto grado, producidos en clases de lengua portuguesa, a partir de la aplicación de una propuesta pedagógica de lectura, escritura y producción oral sobre el tema de las diferencias socioculturales en la construcción de relaciones interpersonales. El fundamento teórico de la investigación está afiliada al Análisis del Discurso de la línea francesa, basado en autores como Pêcheux (1988, 1997), Orlandi (1984, 2007, 2009, 2011, 2012a, 2012b), Indursky (2001,2010, 2019), Gallo (1989, 2001, 2008) y Fernandes (2015, 2017). Se construyó un dispositivo teórico que movilizó conceptos como lengua, discurso, sujeto, ideología, paráfrasis, polisemia, autoría, discurso oral y discurso escrito para la comprensión de los gestos de interpretación y producción de significados por parte de los estudiantes. La propuesta de intervención trabajó con textos de diferentes materialidades para que, a través de los discursos pedagógicos lúdico y polémico, los sujetos-alumnos pudieran tomar una posición crítica sobre el tema de las diferencias socioculturales, produciendo gestos de interpretación con autoría y creatividad. Los análisis permitieron comprender que la propuesta de intervención pedagógica contribuyó a que los sujetos-alumnos reflexionen y produzcan discursos polisémicos, asumiendo la posición de autor a través del discurso escrito oralizado y la producción de podcasts. De esta forma, fue posible desarrollar un producto pedagógico, un podcast, cuyo contenido aborda la secuencia de clases de la intervención pedagógica propuesta, con el objetivo de ayudar a los docentes que también deseen trabajar con el tema de las diferencias socioculturales en el aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolissemiapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectDiscurso oralizadopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectAutoríapt_BR
dc.titleLeitura, escrita e produção oral nas aulas de língua portuguesa sobre as diferenças socioculturais na construção das relações interpessoaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Carolina-
dc.contributor.referee2Sarian, Maristela Cury-
dc.contributor.referee3Dorneles, Clara Zeni Camargo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação traz a análise dos discursos de alunos de sexto ano do Ensino Fundamental, produzidos em aulas de Língua Portuguesa, a partir da aplicação de uma proposta pedagógica de leitura, produção escrita e produção oral sobre a temática das diferenças socioculturais na construção das relações interpessoais. A fundamentação teórica da pesquisa está filiada à Análise do Discurso de linha francesa, com base em autores como Pêcheux (1988, 1997), Orlandi (1984, 2007, 2009, 2011, 2012a, 2012b), Indursky (2001, 2010, 2019), Gallo (1989, 2001, 2008) e Fernandes (2015, 2017). Foi construído um dispositivo teórico que mobilizou conceitos como língua, discurso, sujeito, ideologia, paráfrase, polissemia, autoria, discurso oral e discurso escrito para a compreensão dos gestos de interpretação e produção dos sentidos por parte dos alunos. A proposta de intervenção trabalhou com textos de diferentes materialidades a fim de que, através dos discursos pedagógicos lúdico e polêmico, os alunos pudessem posicionar-se criticamente frente ao tema das diferenças socioculturais, produzindo gestos de interpretação com autoria e criatividade. As análises possibilitaram compreender que a proposta de intervenção pedagógica contribuiu para que os sujeitos-alunos refletissem e produzissem discursos polissêmicos, assumindo a posição de autor através do discurso escrito oralizado e da produção de podcasts. Dessa forma, foi possível a elaboração de um produto pedagógico, um podcast, cujo conteúdo aborda a sequência das aulas da proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de auxiliar professores que também desejam trabalhar com a temática das diferenças socioculturais em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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LEANE___Dissertacao___revisao_pos_defesa_com_folha_de_aprovacao.pdf2.4 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Anexo_0551516_Produto_pedagogico__Leane_Arguello.pdf450.53 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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