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dc.contributor.advisor1Ilha, Phillip Vilanova-
dc.creatorMedeiros, Danieli-
dc.date.accessioned2021-06-07T19:37:29Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-06-07T19:37:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Danieli. Contribuições de intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básicas. 29 p. Monografia (Especialização - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5675-
dc.description.abstractThe study aimed to investigate the contributions of training interventions for the reconstruction of Health Promotion (HP) practices in schools. This is a qualitative study, characterizing itself as an action research. The research was developed in a primary school of the public network of a municipality on the western border of Rio Grande do Sul. Twelve teachers from the final years participated in the study. Data were collected through semi-structured interviews, recordings, subsequently transcribed and analyzed. Four formations and registrations were carried out in the field diary. To analyze the data, was used as a methodological contribution, the content analysis proposed by Bardin and descriptive statistics procedures to present frequencies and percentages. In the pre-intervention analyzes, four categories emerged: HP related to actions of prevention of diseases and orientation to society; HP related to a comprehensive care of the needs of the population; HP related to health care aimed at the well-being and HP related to man and his constitutional characteristics. After interventions, there were changes in teachers' conceptions, which contributes to the issue being addressed in a meaningful way for students and school reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.subjectSchool teacherspt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.titleContribuições de intervenções formativas: (re)construção de práticas de promoção da saúde de docentes da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeContributions of training interventions: (re) construction of practices of promotion of the health of teachers of basic educationpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0444241311150897pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390762757228334pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programResidência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO estudo objetivou investigar as contribuições de intervenções formativas para reconstrução de práticas de Promoção da Saúde (PS) no âmbito escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola de ensino fundamental da rede pública de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 12 professores dos anos finais. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas, posteriormente transcritas e analisadas. Foram realizadas quatro formações e registros no diário de campo. Para análise dos dados, utilizou-se como aporte metodológico, a análise de conteúdo proposto por Bardin e procedimentos de estatística descritiva para apresentar frequências e percentuais. Nas analises pré-intervenções emergiram quatro categorias: PS relacionada a ações de prevenção de doenças e orientação à sociedade; PS relacionada a um atendimento integral das necessidades da população; OS relacionada aos cuidados com a saúde voltados ao bem-estar e PS relacionada ao homem e suas características constitucionais. Após intervenções constataram-se modificações nas concepções dos professores, o que contribui para que o tema seja abordado de maneira significativa para os alunos e realidade escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva

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