???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5634
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bastos, Amélia Rota Borges de-
dc.creatorSoares, Victória da Silva-
dc.date.accessioned2021-06-01T20:03:18Z-
dc.date.available2021-05-31-
dc.date.available2021-06-01T20:03:18Z-
dc.date.issued2021-05-12-
dc.identifier.citationSOARES, Victória da Silva. Contribuições da educação matemática para a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática. 48 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5634-
dc.description.abstractThe work sought to identify how mathematics education has been constituted from an inclusive perspective. The research, carried out through a systematic review type study, sought to identify the production of the area with regard to the proposition of accessible resources for teaching. The investigative proposition is based on the understanding that accessible resources are a condition for the learning of students with disabilities, leaving the teacher to plan teaching, mediated by such resources, in order to guarantee, with equity, access to mathematical concepts. The results of the research showed that most of the resources found are for elementary education. Regarding the type of disability, the production of resources in the area, mostly involves visual impairment. There was a lack of resources for Down syndrome, autism spectrum disorder and attention deficit hyperactivity disorderpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectInclusão e Recursos acessíveispt_BR
dc.subjectmathematical teachingpt_BR
dc.subjectinclusion and accessible resourcespt_BR
dc.titleContribuições da educação matemática para a educação especial inclusiva: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Amélia Rota Borges de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Vera Lucia Duarte-
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilnara da Costa Correa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO trabalho buscou identificar de que forma a educação matemática vem se constituindo a partir de uma perspectiva inclusiva. A pesquisa, levada a cabo por meio de um estudo do tipo revisão sistemática, buscou identificar a produção da área no que tange a proposição de recursos acessíveis ao ensino. A proposição investigativa são balizadas na compreensão de que os recursos acessíveis são condição para a aprendizagem dos alunos com deficiência, cabendo ao professor o planejamento do ensino, mediado por tais recursos, de forma a garantir, com equidade, o acesso aos conceitos matemáticos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maior parte dos recursos encontrados são para o ensino fundamental. No que tange o tipo de deficiência, a produção de recurso na área, envolve a maior parte na deficiência visual. Foi observado uma falta de recursos para síndrome de down, transtorno do espectro do autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_2___Victoria_Soares.pdf1.24 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???