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dc.contributor.advisor1Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.creatorBauerman, Gerson Luís Quevedo-
dc.date.accessioned2021-06-01T20:01:11Z-
dc.date.available2021-05-31-
dc.date.available2021-06-01T20:01:11Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationBAUERMAN, Gerson Luís Quevedo. A UNIVERSIDADE, O CURSO DE MATEMÁTICA E EU: um acadêmico cego e os desafios para “pensar certo”! 62 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5631-
dc.description.abstractn this work of conclusion of course I present my history as a blind academic in training in the course of Mathematics-Licentiate of the Federal University of Pampa, campus Bagé. My goal is to describe the academic trajectory in the teacher training of a blind student in the course of Mathematics-Undergraduate. In this context, this research should reveal the main barriers to my training and highlight how my academic difficulties in this process have been overcome, especially in relation to learning the didactic-pedagogical contents and the specific contents of mathematics. This work has as theoretical basis the reflective formation of Paulo Freire, presented in the work Pedagogy of Autonomy, because I intend to find in my observations and studies on Freire some meaning to explain my trajectory of formation. I took the qualitative approach as a research methodology, conducted by elements of autoethnography. Thus, I take myself as one of the research subjects, who tells his story and also considers the vision of colleagues and professors of the Mathematics-Degree course, of server and scholarship NInA (campus Bagé). Thus, I tell through narratives a little of my history, the trajectory of a blind academic who sought to reflect on his own process of teaching constitution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação reflexivapt_BR
dc.subjectTrajetória de formação docentept_BR
dc.subjectBarreiras na aprendizagempt_BR
dc.subjectAcadêmico cegopt_BR
dc.subjectPensar certopt_BR
dc.subjectReflective trainingpt_BR
dc.subjectTrajectory of teacher trainingpt_BR
dc.subjectBarriers in learningpt_BR
dc.subjectBlind academicpt_BR
dc.subjectThink rightpt_BR
dc.titleA Universidade, o curso de matemática e eu : um acadêmico cego e os desafios para “pensar certo”!pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Angelo, Claudia Laus-
dc.contributor.referee3Lima, Claudete da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso apresento minha história como acadêmico cego em formação no curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. O meu objetivo é o de descrever a trajetória acadêmica na formação docente de um estudante cego no curso de Matemática Licenciatura. Nesse âmbito, esta pesquisa deve revelar as principais barreiras à minha formação e evidenciar como foram superadas as minhas dificuldades acadêmicas nesse processo, especialmente em relação à aprendizagem dos conteúdos didático-pedagógicos e dos conteúdos específicos da matemática. Este trabalho possui como base teórica a formação reflexiva de Paulo Freire, apresentada na obra Pedagogia da Autonomia, pois pretendo encontrar nas minhas observações e estudos sobre Freire algum sentido para explicar a minha trajetória de formação. Assumi a abordagem qualitativa como metodologia da pesquisa, conduzida por elementos da autoetnografia. Assim, tomo a mim como um dos sujeitos de pesquisa, que conta sua história e considera também a visão de colegas e professores do curso de Matemática-Licenciatura, de servidor e bolsistas do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade NInA (campus Bagé). Desse modo, conto por meio de narrativas um pouco da minha história, a trajetória de um acadêmico cego que buscou refletir sobre o seu próprio processo de constituição docente.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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