???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5622
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pavan, Flávio André-
dc.creatorPorto, Ana Luiza Lêdo-
dc.date.accessioned2021-06-01T19:57:59Z-
dc.date.available2021-05-28-
dc.date.available2021-06-01T19:57:59Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationPORTO, Ana Luiza Lêdo. Meio ambiente como temática para o aprendizado de reações estequiométricas. 86 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5622-
dc.description.abstractThis study was proposed based on the difficulties that students have in learning the content of Chemical Reactions Stoichiometry, as well as the causes that make these difficulties so common and recurring. Based on the above, this work has as a major concern to take to the students in a more receptive way, the content of stoichiometry as something more plausible to be understood, with a view to a daily theme. Thus, it is proposed to make a connection between the content of Stoichiometry of Chemical Reactions with the theme Environment, with the purpose of improving the learning of the students involved, thus strengthening their understanding. This study aims to address the content of Stoichiometry, from the application of the Atomic Economy concept with a view to understanding and conceiving environmental issues in Chemistry Teaching, using different strategies and resources so that in this way it can provide the student with better conditions so that it can build significant learning related to the proposed theme, understand the importance of the curricular component Chemistry, as well as its relationship with other areas of knowledge and its applications. The Application and Evaluation of Didactic Material stage, in which it was developed with 9 students from the General Chemistry and General Chemistry II curriculum components, both taught at the Federal University of Pampa, Campus Bagé (RS), covering 04 campus courses. The application was executed in a remote classroom, through the Google Meet platform, in which a virtual questionnaire was applied, covering seven essay questions to the students involved for the acceptability of the proposed theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEstequiometria de reaçõespt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectReaction’s stoichiometrypt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.titleMeio ambiente como temática para o aprendizado de reações estequiométricaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Pavan, Flávio André-
dc.contributor.referee2Alves, Elenilson Freitas-
dc.contributor.referee3Martins, Márcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo foi proposto com base nas dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem do conteúdo de Estequiometria de Reações Químicas, bem como as causas que fazem com que estas dificuldades sejam tão comuns e recorrentes. Com base no exposto, este trabalho tem como uma preocupação maior levar para os alunos de uma forma mais receptiva, o conteúdo de estequiometria como algo mais plausível de ser compreendido, com vistas a uma temática do cotidiano. Desta forma, propõe-se fazer uma conexão entre o conteúdo de Estequiometria de Reações Químicas com a temática Meio Ambiente, com o propósito de melhorar o aprendizado dos alunos envolvidos, assim fortalecendo o entendimento dos mesmos. Este estudo tem por objetivo abordar o conteúdo de Estequiometria, a partir da aplicação do conceito Economia Atômica com vistas à compreensão e concepção de questões ambientais no Ensino de Química, utilizando estratégias e recursos diferenciados para que desta forma possa-se proporcionar ao estudante melhores condições para que o mesmo possa construir aprendizagens significativas referentes ao tema proposto, compreender a importância do componente curricular Química, bem como sua relação com as demais áreas do conhecimento e suas aplicações. A etapa de Aplicação e Avaliação do Material Didático, na qual foi desenvolvida com 9 estudantes dos componentes curriculares Química Geral e Química Geral II, ambos componentes ministrados na Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé (RS), contemplando 04 cursos do campus. A aplicação foi executada em sala de aula remota, por meio da plataforma Google Meet, no qual foi aplicado um questionário virtual contemplando sete questões dissertativas aos estudantes envolvidos para a aceitabilidade da temática propostapt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Trabalho_de_Conclusao_de_Curso.pdf2.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???