???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5621
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva: uma análise a partir da produção e implementação de um material didático em 3D
Autor(es): Oliveira, Cíntia Rochele Alves de
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Coorientador: Ferreira, Cristiano Corrêa
1° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Ferreira, Cristiano Ferreira
3° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
4° Membro da banca: Brizolla, Francéli
metadata.dc.contributor.referee5: Scherer, Fabiano de Vargas
Resumo: A dissertação que aqui se apresenta aborda como tema de investigação a temática da Educação Inclusiva para estudantes com deficiência, inseridos na rede pública municipal de Dom Pedrito/RS, enfatizando o emprego de materiais didáticos no ensino de Ciências. Delineou-se como principal objetivo elaborar, implementar e analisar a utilização de um material didático para o ensino de Ciências na perspectiva inclusiva, desenvolvido por meio de recursos tecnológicos como impressão em impressora 3D modelo FDM e máquina de corte a laser, apoiando-se em documentos orientadores da Educação Inclusiva juntamente de autores como: Sassaki (1997), Mantoan (2003, 2004, 2005 e 2006), Fonseca (2005), Carvalho (1999) e Fávero (2004). Consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho explicativo, baseada em Gil (2002) e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa do tipo Intervenção Pedagógica fundamentada nos estudos de Damiani et al. (2013). Essa investigação foi realizada na escola da rede pública municipal que apresentou o maior número de estudantes com deficiências incluídos e delimitou-se como sujeitos os estudantes da turma do 7º ano, a professora regente de Ciências, a professora da sala de Atendimento Educacional Especializado e a pesquisadora. A análise e interpretação dos dados baseou-se em Bardin (1977) e foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, questionário, observação das aulas, aplicação de pré e pós- teste e formulário de avaliação do material implementado. Os resultados demonstram que o livro didático é o material mais usual empregado no ensino de Ciências seguido por ilustrações, gravuras, desenhos, entre outros, o que constata a inexistência de materiais didáticos semelhante ao que implementamos. No que tange a implementação do material didático através das intervenções, percebeu-se que os estudantes se mostraram receptivos às atividades propostas, demonstrando interesse no conteúdo e no material didático 3D. Durante a realização das tarefas identificou-se a interação, o trabalho colaborativo e a organização dos grupos, através da divisão de tarefas para atenderem as atividades propostas. Verificou-se a participação dos estudantes com deficiência com entusiasmo e interesse nas atividades propostas, demonstrando envolvimento e curiosidade nos encontros, questionando, trabalhando e interagindo com o material e com os colegas, certificando que a implementação de fato contribuiu para o ensino do conteúdo. Conclui-se que a implementação do material didático construído por meio da prototipagem 3D, de fato, contribuiu para o ensino de Ciências 10 na perspectiva inclusiva, por ser de caráter atrativo e estimulante aos estudantes, por ser um produto elaborado com vistas aos princípios do Desenho Universal de Aprendizagem e com o intuito de ser um facilitador no processo de ensino aprendizagem de todos os estudantes da turma, inseridos no contexto escolar. Destaca-se que o material didático implementado alcançou, de fato, sua eficácia na promoção de uma escola inclusiva, tornando possível aliar a tecnologia 3D aos conhecimentos científicos que permeiam o estudo do Sistema Circulatório Humano, criando um espaço onde os estudantes possam aprender juntos com o auxílio de um material idealizado a ser acessível, provocante, instigante e desafiador.
Abstract: The dissertation presented here addresses the theme of Inclusive Education for students with disabilities in the municipal public network of Dom Pedrito/RS as a research theme, emphasizing the use of teaching materials in science education. The main objective was to elaborate, implement and analyze the use of didactic material for science teaching in an inclusive perspective, developed through technological resources such as printing on a 3D printer model FDM and laser cutting machine, based on guiding documents for Inclusive Education together with authors such as: Sassaki (1997), Mantoan (2003, 2004, 2005 e 2006), Fonseca (2005), Carvalho (1999) and Fávero (2004). It consists of a qualitative research, of an explanatory nature, based on Gil (2002) and as for the procedures, a research of the type Pedagogical Intervention based on the studies of Damiani et al. (2013). This investigation was carried out at the municipal public school that had the largest number of students with disabilities included and the students of the 7th grade class, the ruling science teacher, the teacher in the Specialized Educational Service room and the researcher. The analysis and interpretation of the data was based on Bardin (1977) and was carried out based on semi-structured interviews, questionnaire, observation of classes, application of pre and post-test and evaluation form of the implemented material. The results demonstrate that the textbook is the most common material used in the teaching of Sciences followed by illustrations, pictures, drawings, among others, which demonstrates the lack of didactic materials similar to the one we have implemented. Regarding the implementation of the didactic material through the interventions, it was noticed that the students were receptive to the proposed activities, showing interest in the content and in the 3D didactic material. During the performance of the tasks, interaction, collaborative work and organization of the groups were identified, through the division of tasks to meet the proposed activities. It was verified the participation of students with disabilities with enthusiasm and interest in the proposed activities, demonstrating involvement and curiosity in the meetings, questioning, working and interacting with the material and with colleagues, making sure that the implementation actually contributed to the teaching of the content. It is concluded that the implementation of the didactic material built by means of 3D prototyping in fact contributed to the teaching of Sciences in the inclusive perspective, because it is attractive and stimulating to students, because it is a product elaborated in view of the 12 principles of Universal Learning Design and in order to be a facilitator in the teaching learning process for all students in the class, inserted in the school context. It is noteworthy that the didactic material implemented has indeed reached its effectiveness in promoting an inclusive school, making it possible to combine 3D technology with scientific knowledge that permeate the study of the Human Circulatory System, creating a space where students can learn together with the aid of a material idealized to be accessible, provocative, thought provoking and challenging.
metadata.dc.subject: Ensino de ciências
Educação inclusiva
Materiais didáticos
Prototipagem 3D
Science teaching
Inclusive education
Teaching materials
3D prototyping
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Cíntia Rochele Alves de. O ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva: uma análise a partir da produção e implementação de um material didático em 3D. 219 f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5621
metadata.dc.date.issued: 16-Nov-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS_Cintia_Oliveira_2020.pdf3.5 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???