???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5606
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Machado dos-
dc.creatorHasselein, Humberto-
dc.date.accessioned2021-05-27T20:06:45Z-
dc.date.available2021-05-27-
dc.date.available2021-05-27T20:06:45Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationHASSELEIN, Humberto. Otimização do despacho econômico de carga com a utilização de heurísticas bio-inspiradas, considerando um limite de penetração de fontes alternativas. Orientador: Eduardo Machado dos Santos. 2021. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5606-
dc.description.abstractThe increased consumption of electricity in the 21st century, is changing the consumer market, making it highly competitive, changing several aspects that affect the generation, transmission and distribution of electric energy. In the search for solutions to meet consumer demand and reduce environmental impacts, distributed generation (DG) is being widely inserted into the electric power system (EPS), directly influencing the economic load dispatch (ED). In this way, the optimization of the economic load dispatch, which is a classic subject with initial studies prior to the 1920s, has become even more relevant for network operators, since the diversification of the energy matrix has brought a difficult to the task of harmonizing electric energy sources that have very different characteristics in terms of costs, operation and investments. In this context, this work aims to present solutions obtained trough the application of optimization algorithms, using a stopping criterion and some operational restrictions. Among the restrictions, it was given highlight to those related to losses in the transmission lines, as well to the limits of the generation capacities of the thermoelectric plants and a penetration limit of the distributed generation. The algorithms used to solve the problem were, respectively, the Lagrange Multipliers Method (LMM), the Bat Algorithm (BA) and the Particle Swarm Algorithm (PSO), which were applied to the solution of two test systems, being the first with three and the second with six generating units with and without a percentage of DG insertion. In addition, the biological principles that motivated the development of the heuristic methods applied in this study are demonstrated, as well as the computational algorithms were introduced. The results were satisfactory using the mathematical method LMM as a comparative basis, since it returns the global optimum for the objective functions of each situation analyzed. Thus, it was possible to conclude that the BA obtained a better convergence to the global minimum of the objective function when compared to the performance of the PSO for the problem of six thermoelectric plants. For the problem of 3 generating units, PSO had a slight advantage over BA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectSistemas de energia elétricapt_BR
dc.subjectElectrical engineeringpt_BR
dc.subjectElectric power systemspt_BR
dc.titleOtimização do despacho econômico de carga com a utilização de heurísticas bio-inspiradas, considerando um limite de penetração de fontes alternativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO aumento do consumo de energia elétrica no século XXI, está modificando o mercado consumidor, deixando-o altamente competitivo, alterando vários aspectos que tangem a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. Na busca por soluções para suprir a demanda consumidora e diminuir os impactos ambientais, a geração distribuída (GD) está sendo amplamente inserida no sistema elétrico de potência (SEP), influenciando diretamente no despacho econômico de carga (DE). Deste modo, a otimização do despacho econômico de carga, o qual é um assunto clássico com estudos inicias anteriores à década de 1920, tornou-se ainda mais relevante para os operadores da rede, pois a diversificação da matriz energética trouxe uma difícil tarefa de harmonizar as fontes de energia elétrica que têm características bem diferentes em relação aos custos, operação e investimentos. Neste contexto, o trabalho proposto tem como objetivo apresentar soluções através da aplicação de algoritmos de otimização, utilizando critério de parada e algumas restrições operacionais. Dentre as restrições, deu-se ênfase àquelas relacionadas às perdas nas linhas de transmissão, aos limites de capacidades de geração das unidades termoelétricas e um limite de penetração de geração distribuída. Os algoritmos utilizados para a solução do problema foram, respectivamente, o Método dos Multiplicadores de Lagrange (MML), o Algoritmo dos Morcegos (BA) e o Algoritmo de Enxame de Partículas (PSO), os quais foram aplicados na solução de dois sistemas teste, sendo o primeiro com três e o segundo com seis unidades geradoras com e sem a inserção de uma porcentagem de GD. Além disso, são demonstrados os princípios biológicos que motivaram o desenvolvimento dos métodos heurísticos aplicados neste estudo, bem como os algoritmos computacionais foram introduzidos. Os resultados foram satisfatórios, tendo o método matemático MML como base comparativa, pois o mesmo retorna o ótimo global para as funções objetivo de cada situação analisada. Deste modo, pôde-se concluir que o BA obteve uma melhor convergência para o mínimo global da função objetivo quando comparado com o desempenho do PSO, isso para o problema de seis plantas termoelétricas. Já para o problema de 3 unidades geradoras, o PSO teve uma ligeira vantagem em relação ao BA.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Elétrica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Humberto_Hasselein_2021.pdf1.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???