???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5583
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.creatorAlmeida, Milena Galvani Rodrigues de-
dc.date.accessioned2021-05-19T23:15:49Z-
dc.date.available2021-05-19-
dc.date.available2021-05-19T23:15:49Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationALMEIDA, Milena Galvani Rodrigues de. Uma visita ao planetário da Unipampa em três momentos pedagógicos: promovendo a alfabetização científica147f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5583-
dc.description.abstractThis paper presents an Action Research that took place in partnership with the Unipampa Planetarium in Bagé, due to a demand that arises in the planetarium directive team on the performance of activities that promote Scientific Literacy, through actions developed before and during school visitation. By choosing, as a reference of Scientific Literacy, the works of Sasseron and Carvalho, which, in turn, base it on Paulo Freire, we chose to develop activities organized in the Three Pedagogical Moments that make use of the same reference. In this work we used a planetarium session on Climate Change, establishing a relationship with the recent increase in fires in the Amazon, with the pollution generated in thermoelectric plants and with the extensive livestock breeding. To evaluate whether the activities presented potential to promote Scientific Literacy, we used Toulmin's Theory of Argumentation and the Scientific Literacy Indicators proposed by Sasseron. Due to the COVID-19 pandemic, the activities took place online through Google Classroom. With an actual theme and of great worldwide relevance, this work promoted the engagement of the science teacher and the activities proved significant for promoting Scientific Literacy, as well as the participation and interest of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectPlanetáriopt_BR
dc.subjectMudanças Climáticaspt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectPlanetary. Climate Changept_BR
dc.subjectGlobal Warmingpt_BR
dc.titleUma visita ao planetário da Unipampa em três momentos pedagógicos: promovendo a alfabetização científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.contributor.referee1Marranghello , Guilherme Frederico-
dc.contributor.referee2Sasseron, Lúcia Helena-
dc.contributor.referee3Cicuto, Camila Aparecida Tolentino-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma Pesquisa-Ação a qual ocorreu em parceria com o Planetário da Unipampa em Bagé devido a uma demanda que surge na equipe diretiva do planetário sobre a realização de atividades que promovam a Alfabetização Científica, através de ações desenvolvidas antes e durante a visitação escolar. Ao escolhermos, como referencial de Alfabetização Científica, os trabalhos de Sasseron e Carvalho que, por sua vez, a fundamentam em Paulo Freire, optamos por desenvolver atividades organizadas nos Três Momentos Pedagógicos que fazem uso do mesmo referencial. Neste trabalho utilizamos uma sessão de planetário sobre Mudanças Climáticas, estabelecendo relação com o recente aumento das queimadas na Amazônia, com a poluição gerada nas usinas termoelétricas e com a criação extensiva de gado. Para avaliar se as atividades apresentaram potencial para promover a Alfabetização Científica, utilizamos a Teoria da Argumentação de Toulmin e os Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron. Devido a pandemia da COVID-19, as atividades ocorreram de forma online através do Google Classroom com uma temática atual e de extrema relevância mundial, o trabalho propiciou o engajamento por parte da professora de ciências e as atividades mostraram-se significativas para promoção da Alfabetização Científica, bem como a participação e interesse dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Prod._Edu._Milena_Almeida_2020.pdf95.95 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Dissertação versão final para cd.pdf3.48 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???