???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5574
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorCalvete, Márcia Silva-
dc.date.accessioned2021-05-13T21:33:02Z-
dc.date.available2021-05-13-
dc.date.available2021-05-13T21:33:02Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationCALVETE, Márcia Silva. A família e a escola: desafios e aproximações com a Turma 13 da EMEF Presidente João Goulart. 128 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5574-
dc.description.abstractThis Critical-Reflective Report is the result of research that aimed to promote the partnership between family, school and the 1st year, enabling the improvement of learning. An initial diagnosis was made using the school's minutes (of general meetings, meetings with parents of the 1st year and delivery of newsletters) as instruments, and interviews with families were also carried out. The documentary analysis of the minutes was based on Lüdke and André (1986) and the structured interviews were according to Gil (2011). The methodology used was the pedagogical intervention according to Damiani et al. (2013) and Pereira (2012). In the theoretical and methodological framework the following authors were used Vygotsky (1987), Leontiev (2003), Santos and Vieira (2006), Nascimento (2007), Barbato (2008), Freire (2007), Saviani (1996), Tedesco (2002), Narodowski (2006), Parolin (2003), Freddo (2004), Cortella (2017), Paro (2002), Barroso (2013) and Tavares (1996) to give greater support and support to the work of search. To analyze the results after the intervention, the following instruments were used for data collection: field diary, filming and photography. Five meetings were planned and carried out to better integrate the family and students of class 13 within the school environment. The report was concluded with a very large and significant result, as it was achieved that the families of the students in the first year class were closer to the school and mainly participating in important activities in their children's school life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.titleA família e a escola: desafios e aproximações com a turma 13 da EMEF Presidente João Goulartpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee3Selbach, Paula Trindade da Silva-
dc.contributor.referee4Freitas, Ana Lúcia Souza de-
dc.contributor.referee5Werle, Flávia Obino-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo promover a parceria entre família, escola e o 1º ano, possibilitando a melhoria da aprendizagem. Foi realizado um diagnóstico inicial utilizando como instrumentos as atas da escola (de reuniões gerais, de reuniões com os pais do 1º ano e de entrega de boletins) e também foram realizadas entrevistas com as famílias. A análise documental das atas foi embasada em Lüdke e André (1986) e as entrevistas estruturadas foram segundo Gil (2011). A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica de acordo com Damiani et al.(2013) e Pereira (2012). No referencial teórico metodológico foram utilizados os seguintes autores Vygotsky (1987), Leontiev (2003), Santos e Vieira (2006), Nascimento (2007), Barbato (2008), Freire(2007), Saviani (1996),Tedesco (2002), Narodowski (2006), Parolin (2003), Freddo(2004), Cortella (2017), Paro (2002), Barroso (2013) e Tavares (1996) para dar um maior embasamento e sustentação ao trabalho de pesquisa. Para análise dos resultados após a intervenção foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: diário de campo, filmagem e fotografia. Foram planejados e executados cinco encontros para conseguir integrar melhor a família e os alunos da turma 13 dentro do ambiente escolar. O relatório foi concluído tento um resultado muito grande e significativo, pois conseguiu-se com que as famílias dos alunos da turma do primeiro ano ficassem mais próximas da escola e principalmente participando de atividades importantes na vida escolar dos filhos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MarciaSilvaCalvete2021.pdfMárcia Silva Calvete 20214.49 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???