???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5571
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bianchi, Paula | - |
dc.creator | Brum, Gislaine Marroche de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T18:24:18Z | - |
dc.date.available | 2021-05-13 | - |
dc.date.available | 2021-05-13T18:24:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-22 | - |
dc.identifier.citation | BRUM, Gislaine Marroche de. Educação física na educação infantil: o papel do pedagogo. 88 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5571 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación tuvo como objetivo principal proponer acciones de formación continua a las profesoras de una escuela de enseñanza infantil dirigidas a la Educación Física. Para su desarrollo se utilizó como método la investigación acción. Las actividades fueron organizadas en dos etapas: a) Aproximación al campo y b) Propuesta de formación continua de profesoras de la enseñanza infantil. El tratamiento de datos se apoyó en el análisis de contenido. A partir de esta investigación fue posible observar que: i) la formación continua ofrecida por la escuela y secretaría de educación no considera los objetivos e intereses docentes, siendo en formato de formación instrumental; ii) una carencia de formación docente adecuada (inicial y continua) cuanto al tratamiento pedagógico del área de la Educación Física en la enseñanza infantil; iii) así como una disparidad entre la práctica pedagógica docente y las directrices educacionales. Por último, esta investigación mostró que la formación continua basada en la realidad de los profesores y en metodología participativa contribuye para el surgimiento de propuestas de carácter interdisciplinar y crítico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professoras | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Formación continua de profesoras | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educación Física | pt_BR |
dc.title | Educação física na educação infantil: o papel do pedagogo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bianchi, Paula | - |
dc.contributor.referee2 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar | - |
dc.contributor.referee3 | Costa, Andrize Ramires | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo principal propor ações de formação continuada para as professoras pedagogas de uma escola de Educação Infantil voltadas à reflexão da Educação Física. Para seu desenvolvimento, utilizou a pesquisa-ação como método. As atividades foram organizadas em duas etapas: a) Aproximação com o campo e b) Proposta de formação continuada de professoras da Educação Infantil. O tratamento dos dados foi realizado a partir de análise de conteúdo. A partir da pesquisa foi possível observar que: i) a formação continuada ofertada pela escola e secretaria de educação, não atende aos objetivos e interesses docentes, sendo realizada na forma de cursos de capacitação; ii) uma carência de formação docente adequada (inicial e continuada) em relação ao tratamento pedagógico da área da Educação Física na etapa da Educação Infantil; iii) um descompasso entre as práticas pedagógicas docentes e as orientações legais. Para concluir, a pesquisa mostrou que a formação continuada, baseada na realidade dos professores e em metodologia participativa contribuiu para o surgimento de propostas de caráter interdisciplinar e crítico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
GislaineMarrochedeBrum2021.pdf | Gislaine Marroche de Brum 2021 | 2.03 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???