???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5570
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.creatorBerneira, Claudia Rosane Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-05-13T18:23:47Z-
dc.date.available2021-05-13-
dc.date.available2021-05-13T18:23:47Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationBERNEIRA, Claudia Rosane Ribeiro. Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 115 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5570-
dc.description.abstractEste Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación-intervención sobre la formación de los profesores que enseñan matemática en los primeros años. Se considera la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo pueden contribuir a la educación continua las acciones de intervención con los docentes que enseñan matemáticas en el tercer año de la escuela primaria? Y como objetivo general, se pretende problematizar las acciones de intervención con los docentes que enseñan matemática en el tercer año de una escuela municipal en Jaguarão/RS, analizando las contribuciones a la educación continua. Se adoptó la investigación-intervención, realizada con dos docentes de tercer año de la Escola Municipal Manoel Pereira Vargas, ubicada en Jaguarão/RS. Se realizaron seis reuniones usando Google Meet debido a la pandemia de coronavirus. Se organizaron análisis de investigación, mostrando las contribuciones de la educación continua y la importancia de las cuestiones conceptuales en la educación continua. Cabe destacar que la formación posibilitó la discusión de prácticas con Matemática, mostrando la necesidad de discusiones conceptuales, especialmente en relación a las operaciones de multiplicación y división como campo conceptual, las ideas que involucran la multiplicación. Y, además, se apunta que la formación continua es importante para el docente, para que reflexione sobre la práctica, el aprendizaje de los alumnos y su práctica profesional de forma colectiva y no individuapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectEducação Matemática.pt_BR
dc.subjectFormación Continuapt_BR
dc.subjectProfesoraspt_BR
dc.subjectPrimeros añospt_BR
dc.subjectEducación Matemáticapt_BR
dc.titleFormação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee3Bianch, Paula-
dc.contributor.referee4Silveira, Denise Nascimento-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Bioquímicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa-intervenção sobre formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Considera-se a seguinte questão investigativa: Como as ações de intervenção com professoras que ensinam Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental podem contribuir com a formação continuada? E como objetivo geral, pretende se problematizar as ações de intervenção com as professoras que ensinam Matemática no 3º ano de uma escola municipal de Jaguarão/RS, analisando as contribuições para a formação continuada. Adotou-se a pesquisa intervenção, realizada com duas professores de 3º anos da Escola Municipal Manoel Pereira Vargas, localizada em Jaguarão/RS. Realizou-se seis encontros usando o Google Meet devido a Pandemia do Coronavírus. Organizou-se as análises da pesquisa, mostrando as contribuições da formação continuada e a importância das questões conceituais na formação continuada. Destaca-se a formação possibilitou a discussão das práticas com a Matemática, mostrando a necessidade das discussões conceituais, principalmente em relação as operações de multiplicação e divisão como um campo conceitual, as ideias que envolvem a multiplicação. E, ainda, aponta-se que formação continuada é importante para o professor, para que reflita sobre a prática, as aprendizagens dos alunos e o seu exercício profissional de modo coletivo e não individual.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ClaudiaRosaneRibeiroBerneira2021.pdfClaudia Rosane Ribeiro Berneira 20212.97 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???