???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5566
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota-
dc.creatorD'Avila, Juliana Alves-
dc.date.accessioned2021-05-11T19:28:02Z-
dc.date.available2021-05-11-
dc.date.available2021-05-11T19:28:02Z-
dc.date.issued2018-12-29-
dc.identifier.citationD'AVILA ,Juliana Alves .Sequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médio. 109 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5566-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the effect of applying a didactic sequence regarding the comprehension and performance of 3rd year high school students from a public school in the city of Bagé - RS on some spatial geometry contents. A quanti-qualitative approach was adopted as methodology. In the qualitative approach, student's learning in relation to the content of spatial geometry was analyzed in light of Ausubel's Significantive Learning Theory (1965). For the quantitative approach, the learning gain calculation described in the Hake methodology (2002) was used. As results, an average positive gain of 69,23% was obtained. This gain was also noticed in the course of the activities, in which the students showed changes both in their posture and motivation in face of the challenges proposed. At the end of the application of the Didactical Sequence, it is concluded that the interaction between teacher-student and student-student with the diversified learning situations, enabled the development of skills and abilities, thus enabling a significant learning gain.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria espaciapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGeometry spatialpt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectSignificantive learningpt_BR
dc.subjectDidactical sequancept_BR
dc.titleSequência didática como proposta metodológica para a aprendizagem significativa da geometria espacial no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.contributor.referee1Menegais, Denice Aparecida Fontana Nisxota-
dc.contributor.referee2Bihain, Anderson Luis Jeske-
dc.contributor.referee3Martins , Marcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar o efeito da aplicação de uma sequência didática quanto à compreensão e desempenho de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Bagé - RS sobre alguns conteúdos de Geometria Espacial. Adotou-se como metodologia uma abordagem quanti qualitativa. Na abordagem qualitativa foi analisada a aprendizagem dos estudantes em relação ao conteúdo de Geometria Espacial à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968). Já para abordagem quantitativa, foi utilizado o cálculo de ganho de aprendizagem descrito na metodologia de Hake (2002). Como resultados obteve-se um ganho médio positivo de 69,23%. Tal ganho também foi percebido no decorrer das atividades, em que os estudantes manifestaram mudanças tanto no que diz respeito à sua postura e motivação frente aos desafios propostos. Ao final da aplicação da Sequência Didática, conclui-se que a interação do professor-estudante e estudante-estudante com as diversificadas situações de aprendizagem, oportunizaram o desenvolvimento de competências e de habilidades, viabilizando assim um ganho de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC___Juliana_Alves_D_Avila___2018.pdf5.72 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???