???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5549
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cassanego Junior, Paulo Vanderlei-
dc.creatorEstela, Rodrigo de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-05-05T17:47:20Z-
dc.date.available2021-05-05T17:47:20Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.citationESTELA, Rodrigo de Oliveira. Tecnologia da informação e usabilidade: uma análise sobre as ferramentas utilizadas no comércio varejista de combustíveis. 105 p. Dissertação do Mestrado acadêmico em Administração, Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5549-
dc.description.abstractThe present work had as its initial concern to verify the usability issue of the tools related to the information technology area and the interference of this factor in the user's satisfaction. The concept of usability transcends issues of use of systems or tools in the area of technology. This concept covers issues such as support, training, communication between users and systems, procedures for the development and maintenance of tools related to the area of information technology, etc. Currently, there is an appeal for the use of computerized resources, with abundant availability of techniques and tools for the production of information that assist in management tasks. However, it is clear that the development of these resources deviates from the main actor in this equation: the user. Immersed in this scenario, the background of this study is a company specialized in the retail trade of fuels, lubricating oil and liquefied gas. The company has several platforms that assist management in the decision-making process and thus offered the range of information necessary to analyze the question proposed in the study. The work was developed under a descriptive and qualitative approach, using the case study technique as the working method. From the results obtained, it is observed that there is a need to bring development teams closer to those who will make use of these computerized resources, thus improving communication between users and systems, favoring the entire production chain and offering better results to the organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectIHCpt_BR
dc.subjectEngenharia Semióticapt_BR
dc.subjectEngenharia Cognitivapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectHCIpt_BR
dc.subjectSemiotic Engineeringpt_BR
dc.subjectCognitive Engineeringpt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.titleTecnologia da informação e usabilidade: uma análise sobre as ferramentas utilizadas no comércio varejista de combustíveispt_BR
dc.title.alternativeInformation technology and usability: an analysis of the tools used in the retail fuel tradept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4719788809409482pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581727785609073pt_BR
dc.contributor.referee1Albano, Cláudio Sonaglio-
dc.contributor.referee2Ferraz, Rafael Camargo-
dc.contributor.referee3Forgiarini, Deivid Ilecki-
dc.contributor.referee4Garcia, Alexandre de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684015463300792pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0489731902548576pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975610954564787pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9067748756432949pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tinha como inquietação inicial verificar a questão de usabilidade das ferramentas ligadas à área de tecnologia da informação e a interferência desse fator na satisfação do usuário. O conceito de usabilidade transcende questões de utilização de sistemas ou ferramentas da área de tecnologia. Tal conceito abarca questões como suporte, treinamento, comunicação entre usuário e sistemas, procedimentos para o desenvolvimento e manutenção de ferramentas ligadas à área de tecnologia de informação, etc. Existe, atualmente, um apelo para utilização de recursos informatizados, com farta disponibilidade de técnicas e ferramentas para produção de informações que auxiliem nas tarefas de gestão. Porém percebe-se que o desenvolvimento destes recursos afasta-se do ator principal nessa equação: o usuário. Imersos nesse cenário, tem-se como pano de fundo desse estudo, uma empresa especializada no comércio varejista de combustíveis, óleo lubrificante e gás liquefeito. A empresa conta com diversas plataformas que auxiliam a gestão no processo de tomada de decisões e ofereceu, assim, a gama de informações necessárias para analisar a questão proposta no estudo. O trabalho foi desenvolvido sob abordagem descritiva e qualitativa, tendo como método de trabalho a técnica de estudo de caso. Dos resultados apurados, tem-se a observância de que existe a necessidade de aproximar as equipes de desenvolvimento daqueles que farão uso desses recursos informatizados, melhorando assim a comunicação entre usuário e sistemas, favorecendo toda cadeia produtiva e ofertando melhores resultados a organização.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rodrigo de Oliveira Estela - 2021.pdf2.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???