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dc.contributor.advisor1Marzari, Mara Regina Bonini-
dc.creatorLima, Quelen Colman Espíndola-
dc.date.accessioned2021-05-04T17:57:59Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-05-04T17:57:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Quelen Colman Espíndola. Fatores inerentes à prática de atividades experimentais no ensino de ciências. 126 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5545-
dc.description.abstractConsidering experimentation as a methodological proposition that can contribute substantially to the teaching-learning process in Sciences, it is relevant to investigate this theme in school spaces. In this sense, aiming to elucidate the context of experimental practices in urban schools in the public network of Uruguaiana / RS, a field research with a qualitative approach was carried out, in which a questionnaire with open and closed questions was used as a data collection instrument. The main objective of the study was to understand the factors inherent to the practice of experimental activities in science teaching and as research subjects 63 teachers of Primary Education Sciences of the final years of urban municipal and state schools in that municipality. The research took place in the context of school performance of the participants. Data were analyzed using Microsoft Excel® and content analysis. The main results show that: most teachers work in the profession between 24 and 44 years old; works in two or three schools; teach classes in more than one curricular component; has no specific training in the area of Sciences and; a small number has postgraduate degrees in the area or participates in continuing education courses. As for the context of experimentation in the teaching of science, it was found that the most frequent indications among those surveyed, both referring to conceptual definition, as the goals assigned to the experimental activities, refer solely to the correlation theory/practice. In general, such activities are considered relevant to the teaching of science, but they are not common among teachers and when they occur, have a negligible bias. Finally, it is considered that the findings and discussions raised by this study, may favor important redirections of teaching practice in the face of experimentation in the teaching of Sciences, both in the context researched, as in other educational areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de Ciênciaspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.titleFatores inerentes à prática de atividades experimentais no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeFactors inherent to the practice of experimental activities in science teachingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3454732405389135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047536712039793pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoConsiderando a experimentação como uma proposição metodológica que pode contribuir substancialmente ao processo de ensino-aprendizagem em Ciências, é relevante investigar sobre essa temática nos espaços escolares. Nesse sentido, visando elucidar o contexto das práticas experimentais junto às escolas urbanas da rede pública de Uruguaiana/RS, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. O objetivo central do estudo foi compreender os fatores inerentes à prática de atividades experimentais no Ensino de Ciências, tendo como sujeitos da pesquisa 63 professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais urbanas da referido município. A investigação ocorreu no âmbito escolar de atuação dos participantes. Os dados obtidos foram analisados por meio do software Microsoft Excel® e da Análise de Conteúdo. Os principais resultados denotam que: a maioria dos professores atua na profissão entre 24 e 44 anos; trabalha em duas ou três escolas; ministra aulas em mais de um componente curricular; não tem formação específica na área de Ciências e; um pequeno quantitativo possui pós-graduação na área ou participa de cursos de formação continuada. Quanto ao contexto da experimentação no ensino de Ciências, constatou-se que as indicações mais frequentes entre os pesquisados, tanto referente à definição conceitual, quanto aos objetivos atribuídos à atividades experimentais, referem-se unicamente à correlação teoria/prática. De modo geral, tais atividades são consideradas relevantes ao ensino de Ciências, mas não são frequentes entre os professores e quando ocorrem, apresentam um viés pouco significativo. Por fim, considera-se que as constatações e discussões levantadas por este estudo, poderão favorecer importantes redirecionamentos da prática docente frente à experimentação no ensino de Ciências, tanto ao contexto pesquisado, quanto a outros âmbitos educacionais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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QUELEN COLMAN ESPÍNDOLA LIMA.pdf
Restrito até 2030-12-31
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