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dc.contributor.advisor1Tapahuasco, Wilber Feliciano Chambi-
dc.creatorCosta, Guilherme Castro da-
dc.date.accessioned2021-03-29T12:22:06Z-
dc.date.available2021-03-26-
dc.date.available2021-03-29T12:22:06Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Guilherme Castro da. Estudo de melhoria de areia eólica sob a adição de solo de textura fina e estabilizante químico para aproveitamento em estradas não pavimentadas. Orientador: Wilber Feliciano Chambi Tapahuasco. 2019. 69p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia agrícola) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Agrícola, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5426-
dc.description.abstractIn the southwest region of Rio Grande do Sul, the degrading sites due to sanding total over 130,000 hectares, generating an environmental and socioeconomic impact. Another problem is the poor condition of unpaved agricultural highways. The present work has the objective to study the geotechnical behavior of a graded (SP), stabilized with elastic sandy (MH) and hydrated wind, with different mixing proportions, 75% -25% -0%, 80% - 20. % -0%, 85% - 15%, 75% -20% -5%, 80% -15% -5%, and 85% -10% -5%. According to the results obtained, the treatment of sand and soil wind: 75% -20% -5%, compared to the tests, shows the smallest maximum dry mass, the highest optimum sample content and the highest simple compressive strength. The addition of hydrated lime in the mixtures decreased as color specific masses. In addition, all blends when compressed under normal Proctor energy have acceptable California Bearing Ratio (CBR) for subgrade and underlay reinforcement. Finally, a fine soil-wind-sand mixture: 75% -20% -5% exhibits the appropriate CBR for sub-base tiering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia agrícolapt_BR
dc.subjectEngenharia geotécnicapt_BR
dc.subjectAgricultural engineeringpt_BR
dc.subjectGeotechnical engineeringpt_BR
dc.titleEstudo de melhoria de areia eólica sob a adição de solo de textura fina e estabilizante químico para aproveitamento em estradas não pavimentadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoNa região sudoeste do Rio Grande do Sul, os locais em degradação devido à arenização, somam mais de 130 mil hectares, gerando um impacto ambiental e socioeconômico. Um outro problema são as condições precárias das rodovias rurais não pavimentadas. O presente trabalho tem o objetivo estudar o comportamento geotécnico de uma areia eólica mal graduada (SP), estabilizada com silte elástico arenoso (MH) e cal hidratada, sob diferentes proporções de mistura, 75%-25%-0%, 80%-20%-0%, 85%-15%, 75%-20%-5%, 80%-15%- 5% e 85%-10%-5%. De acordo com os resultados obtidos, o tratamento areia eólica-solo finocal: 75%-20%-5%, se comparados com os tratamentos, apresentou a menor massa específica seca máxima, maior teor de umidade ótimo e os maiores valores de resistência à compressão simples. A adição de cal hidratada nas misturas diminuiu as massas específicas secas das amostras. Além disso, todas as misturas quando compactadas sob energia normal do Proctor, mostraram Índice de Suporte de Califórnia (ISC) aceitáveis para o aproveitamento em camadas de subleito e reforço do subleito. Finalmente, a mistura areia eólica-solo fino-cal: 75%-20%-5% apresentou ISC apto para aproveitamento em camadas de sub-base.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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