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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estudo de tirantes produzidos com concreto autoadensável moldado na vertical e horizontal
Autor(es): Külzer, Felipe Eduardo
Primeiro Orientador: Marangon, Ederli
Coorientador: Jucá, Pedro Henrique Omena
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o mecanismo de transferência de tensões em tirantes submetidos à tração, através do processo de fissuração do concreto autoadensável, moldados com lançamento do concreto no sentido normal e perpendicular à barra de aço. Para alcançar os objetivos foram moldados corpos de prova cilíndricos para avaliar o comportamento à compressão axial e tirantes prismáticos para avaliar o comportamento à tração. Os tirantes possuem dimensões de 15x15x75 cm e foram moldados na posição vertical e horizontal com barras de aço de 20 e 25 mm, passantes pelo centro da seção quadrada (15x15 cm). A avaliação do processo de fissuração dos tirantes foi realizada através do uso da correlação de imagens. A tomografia computadorizada foi utilizada para avaliar a dispersão de vazios nos tirantes moldados nos diferentes sentidos. Para a moldagem dos cilindros e tirantes foi utilizado um concreto autoadensável com resistência à compressão de 65MPa. Para caracterização da fluidez, viscosidade plástica e habilidade passante dos concretos autoadensáveis no estado fresco, foram realizados ensaios reológicos utilizando o cone de Abrams, com e sem o anel “J”, funil “V” e Caixa “L”. Os resultados encontrados para avaliar o concreto autoadensável no estado fresco foram condizentes com as características para esse tipo de concreto. Nos resultados dos tirantes, foi observado que o sentido de moldagem apresenta diferenças no mecanismo de fratura dos tirantes. Os tirantes moldados na horizontal, devido a falha na aderência, apresentam formação de fissuras assíncronas nas faces, ou seja, não são passantes pela seção transversal. Por outro lado, para os tirantes moldados na vertical, as fissuras aparecem simultaneamente, ou seja, são passantes pela seção transversal.
Resumen : This research had the objective to analyze the stress transfer mechanism in specimens under tension, through the self-compacting concrete cracking process, casted on normal and perpendicular directions to the rebar. In order to attain the objectives, cylindrical specimens were casted with the aim to assess the behavior under axial compression stress and the prismatic specimens were submitted to tests in order to evaluate behavior under tensile stress. The specimens have dimensions of 15x15x75cm and were casted on the vertical and horizontal positions using 20 and 25mm rebar, passing through the center of the square section (15x15cm). The assessment of the process was done through the use of image correlation. Computerized tomography was used to evaluate the void dispersion in the specimens casted in different directions. For the casting of specimens, a self-compacting 65MPa strength concrete was utilized. For the characterization of flow, plastic viscosity and flowability in the fresh state, rheological tests were made using Abrams cone with and without the “J” ring, “V” funnel and “L” box. The results found were convenient for the characteristics of the used concrete. It was observed that the specimen’s results presented differences in their fracture mechanism. The specimens casted on the horizontal direction due to failure in adherence yielded asynchronous cracking on their faces, meaning the cracking did not pass through the cross section. However, for specimens casted on the vertical the cracking appeared simultaneously, that is, they pass through the cross section.
Palabras clave : Engenharia civil
Concreto
Anisotropia
Civil Engineering
Concrete
Anisotropy
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : KÜLZER, Felipe Eduardo. Estudo de tirantes produzidos com concreto autoadensável moldado na vertical e horizontal. Orientador: Ederli Marangon. 2020. 86p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5413
Fecha de publicación : 1-dic-2020
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

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