???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5326
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Fernandes, Carolina-
dc.creatorAurélio, Clarisse Dutra-
dc.date.accessioned2021-02-18T14:06:34Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2021-02-18T14:06:34Z-
dc.date.issued2019-12-08-
dc.identifier.citationAURÉLIO, Clarisse Dutra. Autobiografia na educação de jovens e adultos: o discurso do sujeito-aluno sobre si . 100 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5326-
dc.description.abstractEsta tesis de maestría se propone a analizar la aplicación de clases con el género discursivo autobiografía en la modalidad de enseñanza de Jóvenes y Adultos (EJA) en una escuela de la ciudad de Alegrete/RS, abordando el problema de la identidad y el desarrollo de la autoría en los sujetos-alumnos. La fundamentación teórica de este trabajo es el Análisis de Discurso de línea francesa, empezado por Michel Pêcheux, la que permite a nuestro análisis el apoyo en los siguientes conceptos: paráfrasis, polisemia, discurso y formaciones imaginarias, posibilitándole al profesor que considere a los sentidos movilizados por el sujeto-alumno como producidos, y no creados originalmente por ellos. De esta manera, en las autobiografías producidas por ellos, son analizados los cambios de sentidos, observando la emergencia de nuevos discursos sobre su identidad; sobre el género discursivo, estamos basados en los estudios de Mikhail Bakhtin a respecto de los géneros primarios y secundarios. A través del análisis de nuestra intervención, fue posible formular un producto pedagógico, con la finalidad de auxiliar los profesores de la EJA en sus clases sobre el género autobiográfico, lo que intitulamos “Autobiografia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para a prática docente”, en lo cual introducimos no solamente sugestiones de clases y objetivos, pero también, de manera breve, conceptos teóricos, para apoyar la lectura de los docentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso sobre sipt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiscurso sobre sipt_BR
dc.subjectAutobiografíapt_BR
dc.subjectEnseñanza de jóvenes y adultospt_BR
dc.subjectIdentidadpt_BR
dc.titleAutobiografia na educação de jovens e adultos: o discurso do sujeito-aluno sobre sipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes , Carolina-
dc.contributor.referee2Pazon , Paula Daniele-
dc.contributor.referee3Galvão , Alessandro Nobre-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Linguaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação se propõe a analisar a aplicação de um trabalho com o gênero discursivo autobiografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Alegrete/RS, enfocando a questão da identidade, bem como o desenvolvimento da autoria nos sujeitos-alunos. Nosso trabalho tem como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, o que permite que nossa análise se sustente em conceitos como paráfrase, polissemia, discurso e formações imaginárias, possibilitando que se faça um gesto de leitura que leve em consideração que os sentidos mobilizados pelos sujeitos-alunos são produzidos através de identificações ideológicas. Assim, nas autobiografias produzidas, são analisados os deslizamentos de sentidos, observando-se a emergência de novos discursos sobre si; quanto à questão do gênero discursivo, estamos baseados nos estudos de Mikhail Bakhtin, quando trata dos gêneros primários e secundários. Através da análise de nossa intervenção, pudemos formular um produto pedagógico, a fim de auxiliar os demais professores da EJA a trabalhar o gênero autobiográfico com seus alunos, que intitulamos “Autobiografia na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta para a prática docente”, onde introduzimos além de sugestões de aulas, com objetivos, também inserimos, de maneira sucinta, conceitos teóricos, a fim de subsidiar os gestos de leitura dos docentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DISSERTAÇÃO CLARISSE versão final 27_5.pdf1.97 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto pedagógicoclarisse.pdf1.02 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???