???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5324
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Scherer, Laura Alves-
dc.creatorLemes, Bruno Giovani Gonçalves-
dc.date.accessioned2021-02-18T14:05:04Z-
dc.date.available2021-02-04-
dc.date.available2021-02-18T14:05:04Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.citationLEMES, Bruno Giovani Gonçalves. Empoderar para engajar?: um estudo sobre a relação entre o empowerment e o engajamento no trabalho de funcionários de hotéis de Santana do Livramento – RS. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5324-
dc.description.abstractIn the current scenario of the hotel industry, hotels that have practices that allow their employees to be engaged in work are standing out, acting positively in the market, from the generation of employment and boosting Tourism. In this sense, the present work aims to Analyze the reflexes of empowerment practices in the levels of engagement in the work of hotel employees in Santana do Livramento – RS. An exploratory research was carried out with a qualitative approach through a semi-structured interview script, applied to receptionists of 18 hotels located in the city mentioned. The results showed that hotels that perform empowerment practices have employees more engaged in work. However, it was also found that hotels that have not adopted these practices have receptionists with low levels of engagement at work.pt_BR
dc.description.abstractEn el escenario actual del sector hotelero, se destacan los hoteles que cuentan con prácticas que permiten a sus empleados involucrarse en su trabajo, actuando positivamente en el mercado, desde la generación de empleo e impulsando el Turismo. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo analizar los reflejos de las prácticas de empoderamiento en los niveles de compromiso en el trabajo de los empleados del hotel en el centro de Santana do Livramento - RS. Se realizó una investigación exploratoria con enfoque cualitativo a través de un guión de entrevista semiestructurado, aplicado a los recepcionistas de 18 hoteles ubicados en la ciudad mencionada. Los resultados mostraron que los hoteles que realizan prácticas de empoderamiento, como comunicación directa, reuniones, software empresarial que permite a los trabajadores participar en el proceso de toma de decisiones, tienen empleados más comprometidos con su trabajo. Sin embargo, también se encontró que los hoteles que no adoptaron estas prácticas mencionadas anteriormente tienen recepcionistas con bajos niveles de compromiso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.subjectEngajamento no trabalhopt_BR
dc.subjectSetor hoteleiropt_BR
dc.subjectEngagement at workpt_BR
dc.subjectHotel sectorpt_BR
dc.subjectEmpoderamientopt_BR
dc.subjectCompromiso en el trabajopt_BR
dc.subjectSector hoteleropt_BR
dc.titleEmpoderar para engajar?: um estudo sobre a relação entre o empowerment e o engajamento no trabalho de funcionários de hotéis de Santana do Livramento – RSpt_BR
dc.title.alternativeEmpower to engage?: a study on the relation between empowerment and engagement at work of hotel employees in Santana do Livramento – RSpt_BR
dc.title.alternative¿Poder para comprometer?: un estudio sobre la relación entre el empoderamiento y el compromiso laboral de los empleados del hotel en Santana do Livramento – RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID041903490-03pt_BR
dc.contributor.referee1Fleck, Carolina Freddo-
dc.contributor.referee2Lima, Luiz Edgar Araujo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoNo atual cenário do setor hoteleiro, os hotéis que possuem práticas que permitem que seus funcionários estejam engajados no trabalho estão se destacando, atuando de forma positiva no mercado, a partir da geração de emprego e impulsionando o turismo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os reflexos das práticas de empowerment nos níveis de engajamento no trabalho de funcionários de hotéis no centro de Santana do Livramento – RS. Realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, aplicada aos recepcionistas de 18 hotéis localizados na cidade citada. Os resultados apontaram que os hotéis que realizam práticas de empowerment – como comunicação direta, reuniões, software empresarial – que possibilitam a participação dos trabalhadores no processo de decisão, possuem funcionários mais engajados no trabalho. Nessa linha, também foi constatado que os hotéis que não adotaram estas práticas têm recepcionistas com níveis de engajamento mais baixos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TRABALHO_DE_CURSO___Bruno_Lemes_Versao_final__1_.pdfTCC - Bruno Giovani Gonçalves Lemes - 2020685.33 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???