???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5317
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Dutra, Vanessa Rabelo-
dc.creatorBento, Fabiana Carletti-
dc.date.accessioned2021-02-02T18:52:16Z-
dc.date.available2021-02-02T18:52:16Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationBENTO, Fabiana Carletti. Métodos de precificação: a formulação dos preços de venda de clínicas veterinárias em Santana do Livramento – RS. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5317-
dc.description.abstractCost management and pricing methods comprise an area of accounting that requires in-depth studies. Micro and small companies usually do not have a very deep economic and financial control, especially if they are managed by individuals trained in areas other than administrative. Pricing methods, if well applied, can generate a positive return for companies, covering all their expenses and increasing their profit. In this sense, the general objective of this work is to analyze the formulation of prices in products of veterinary clinics, located in the city of Santana do Livramento - RS. Specifically, we sought to a) verify the pricing methods used by the companies under study, in anti-flea, deworming and vaccine products and b) evaluate which pricing method best fits the size and needs of the companies. As a method, exploratory research of mixed character (qua-li-quanti) was adopted, based on a study of multiple cases in companies A and B. The main results are the use of a percentage that usually companies call Mark- up and the lack of aptitude of managers in the areas of pricing and cost management, suggesting in the end, the best method to fit the needs of both companies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de custospt_BR
dc.subjectMétodos de Precificaçãopt_BR
dc.subjectRotatividadept_BR
dc.subjectLucropt_BR
dc.subjectCost managementpt_BR
dc.subjectPricing methodspt_BR
dc.subjectTurnoverpt_BR
dc.subjectProfitpt_BR
dc.titleMétodos de precificação: a formulação dos preços de venda de clínicas veterinárias em Santana do Livramento – RSpt_BR
dc.title.alternativePricing methods: the formulation of sales prices for Veterinary Clinics in Santana do Livramento - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2046765026347145pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Mygre Lopes da-
dc.contributor.referee2Sopeña, Mauro Barcellos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9972338678591669pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0291552564345306pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA gestão de custos e os métodos de precificação compreendem uma área da contabilidade que demanda estudos aprofundados. As micro e pequenas empresas normalmente não possuem um controle econômico e financeiro muito aprofundado, principalmente se estas forem geridas por indivíduos com formação em áreas diferentes das administrativas. Os métodos de precificação, se bem aplicados, podem gerar um retorno positivo para as empresas, cobrindo todos os seus gastos e aumentando seu lucro. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a formulação de preços em produtos de clínicas veterinárias, situadas na cidade de Santana do Livramento – RS. Especificamente, buscou-se a) verificar os métodos de precificação utilizados pelas empresas em estudo, nos produtos de anti-pulgas, vermífugos e vacinas e b) avaliar qual método de precificação melhor se enquadra com o porte e necessidade das empresas. Como método, adotou-se a pesquisa exploratória de caráter misto (quali-quanti), baseada em um estudo de casos múltiplos nas empresas A e B. Como principais resultados destacam-se a utilização de uma porcentagem que usualmente as empresas chamam de Mark-up e a falta de aptidão dos gestores nas áreas de precificação e gestão de custos, sugerindo ao fim, o melhor método a se enquadrar com a necessidade de ambas empresas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Fabiana Carletti Bento - 2020.pdf1.22 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???