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dc.contributor.advisor1Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.creatorKüster, Jael da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-01T18:39:22Z-
dc.date.available2020-12-30-
dc.date.available2021-01-01T18:39:22Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationKUSTER, Jael da Silva. Letramento Acadêmico: Uma Perspectiva Bakhtiniana Para Análise De Trabalhos de Conclusão de Curso . 66 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5307-
dc.description.abstractIn this study, we analyzed in which ways academic literacy is present in the Liberal Arts capstone papers, a requirement of Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa (Liberal Arts – Portuguese Language and Portuguese Language Literatures) program at Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. We follow an enunciative perspective of language, we refer to Bakhtin (1988), Soares (2006), and Rodrigues (2005) who present categories of analysis that are applicable to the object we study, namely, verbal and social dimension of the genre. The methodology of the study comprises of a qualitative analysis organized around sections of the analyzed papers. Basically, we investigate the introduction and the analysis and discussion of results sections. Among the main findings, in regard to the verbal dimension, we highlight sometimes the continuity and sometimes the discontinuity of specific issues such as the demarcation of other people’s discourses, issues focused on the coherence between the parties and also on the adequacy to the genre. With regard to the social dimension, we point out the issue of authorship. In this part,on one hand, we found sometimes the uniformity, which does not mean the exclusivity of a person of speech, but the regular and constant presentation of these; on the other hand, the lack of definition, which, in this study, points to the difficulties of academic literacy that were not overcome during the writing process. The analyzed capstone papers highlight issues related to literacy whose solution may go beyond the proposition of specific courses to study of the genre, since the curricular path performed by the student-authors was similar, nonetheless we have quite different results. The issues persist and certainly should be a theme for future works.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectAcademic Literacypt_BR
dc.subjectCapstone Paperpt_BR
dc.subjectEnunciationpt_BR
dc.titleLetramento Acadêmico: Uma Perspectiva Bakhtiniana Para Análise De Trabalhos de Conclusão de Cursopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira , Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee2Morais , Kátia Vieira-
dc.contributor.referee3Silva , Thiago Santos da-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, nós buscamos analisar de que modo o letramento acadêmico é apresentado em trabalhos de conclusão de curso em Letras – Um requisito do curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Nós seguimos uma perspectiva enunciativa da linguagem, reportando-nos a Bakhtin (1988), a Soares (2006) e Rodrigues (2005) que apresentam categorias de análise que se mostraram aplicáveis ao objeto que estudamos, quais sejam, dimensão verbal e dimensão social do gênero. A metodologia do estudo compreende uma análise qualitativa, organizada em torno de recortes de TCCs analisados. Basicamente, investigamos as seções Introdução e a Análise e discussão de resultados. Dentre os principais achados, destacamos no que se refere à dimensão verbal, ora a continuidade, ora a descontinuidade de questões pontuais como a demarcação do discurso alheio, questões voltadas à coerência entre as partes e, também, à adequação da escrita ao gênero. No que se refere à dimensão social, situamos a questão da autoria. Nessa parte encontramos por um lado a uniformidade, que não significa a exclusividade de uma pessoa do discurso, mas a apresentação estável dessas pessoas do discurso; por outro a falta de definição, que neste estudo aponta para as dificuldades de letramento que não foram superadas durante a escrita do TCC. Os TCCs analisados evidenciam questões relacionadas ao letramento cuja solução ultrapassa a proposição de componentes específicos para estudo desse gênero, uma vez que o percurso curricular realizado pelos autores dos TCCs analisados foi semelhante, não obstante temos resultados bem diferentes. Os problemas persistem e certamente devem ser tema de trabalhos futuros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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TCC Jael Solíriman da Silva Küster 2019.pdf882.46 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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