???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5290
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.creatorRocha, Rachel Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-12-14T20:22:09Z-
dc.date.available2020-06-16-
dc.date.available2020-12-14T20:22:09Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.citationROCHA, Rachel Gonçalves . Bullying no contexto escolar: intervenção desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa no município do Rio Grande – RS. 95p. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5290-
dc.description.abstractThis critical-reflexive report was designed based on studies of the theme Bullying. This research proposal, that has an interventionist character, intends to problematize about the concept of bullying and implications that arise from the theme, from the experience at Viriato Corrêa Elementary School, in Rio Grande / RS, involving teachers and students from the final years of elementary school, with the application of the intervention project entitled “A study of the theme Bullying at Viriato Corrêa Municipal School of Elementary School in Rio Grande - RS”. Therefore, the methodology used was guided, initially, in a diagnosis of the occurrences of bullying and its incidences among the students, associated to the following actions: implementation of an intervention proposal with operations among the pupils of the final years of the daytime elementary school of regular school, which form the research study group. In addition, the results were evaluated for further actions aimed at reducing or eradicating any episodes of bullying accidents among the student universe, resulting in the creation of an audiovisual assessment instrument led by the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPesquisa Intervencionistapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectInterventional Researchpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.titleBullying no contexto escolar: intervenção desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa no município do Rio Grande – RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Jefferson Marçal da-
dc.contributor.referee2Hypolito, Álvaro Luiz Moreira-
dc.contributor.referee3Hammes, Lucio Jorge-
dc.contributor.referee4Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente relatório crítico-reflexivo é fruto de estudos e intervenções realizados sobre a temática Bullying. A pesquisa proposta, de cunho intervencionista, visa problematizar sobre o conceito de Bullying e implicações que surgem do tema, a partir da experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa, na cidade do Rio Grande/RS, envolvendo docentes e discentes dos anos finais do ensino fundamental, com a aplicação do Projeto de Intervenção intitulado “Um estudo do tema Bullying na Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa no município do Rio Grande - RS”. Para tanto, a metodologia utilizada pautou-se, inicialmente, em um diagnóstico das ocorrências de Bullying e suas incidências entre os discentes, associado às seguintes ações: realização de uma proposta de intervenção com ações adjuntas aos docentes dos anos finais da escola, assim como intervenções direcionadas aos alunos dos anos finais do ensino fundamental diurno do ensino regular da escola, que formam o grupo de estudo da pesquisa. Somado a isso, realizou-se a avaliação dos resultados com a finalidade de posteriores ações que visem diminuir ou erradicar com eventuais episódios de Bullying entre o universo estudantil, resultando na elaboração de um instrumento de avaliação audiovisual protagonizado pelos discentes. As conclusões previstas para posterior etapa da intervenção serão percebidas através das ocorrências nos semestres dos anos posteriores de atuação da docente em tal instituição.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RachelGoncalvesRocha2020.pdfRachel Gonçalves Rocha 20202.81 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???