???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5247
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo-
dc.creatorTeixeira, Amanda Machado-
dc.date.accessioned2020-10-29T17:37:48Z-
dc.date.available2016-
dc.date.available2020-10-29T17:37:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Amanda Machado. Inclusão de estudantes com síndrome de Down nas aulas de educação física escolar de Uruguaiana/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5247-
dc.description.abstractThis study aimed to verify whether students with Down Syndrome (DS) from the municipality of Uruguaiana / RS, who have the Physical Education (PE) discipline in the curriculum of their level of education, participate in PE classes, describing how there is participation and how the parents / guardians and PE teachers of these students understand their inclusion process. To this end, 4 students with DS from two public and one private school participated in the study, 4 parents / guardians and 3 Physical Education teachers, of the respective students. Semi-structured interviews were conducted with all study participants, as well as systematic observation of classes, directly and non-participantly, for those students who participated in PE classes. It was found that only two students, enrolled in a private educational institution, attend PE classes, but this participation does not occur effectively. Still, it was identified that the PE teacher's approach and the choice of content, contribute to the non-participation of the student with DS in PE classes. In view of the reality found, it is clear that there are still many barriers with regard to the inclusion of students with DS in PE classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectInclusão special educationpt_BR
dc.subjectDown syndromept_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleInclusão de estudantes com síndrome de down nas aulas de educação física escolar de Uruguaiana/RSpt_BR
dc.title.alternativeInclusion of students with down syndrome in school physical education classes in Uruguaiana/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701085860400021pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6644705302687385pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo verificar se os estudantes com Síndrome de Down (SD) do município de Uruguaiana/RS, que possuem a disciplina de Educação Física (EF) na grade curricular do seu nível de ensino, participam das aulas de EF, descrevendo como ocorre a participação e de que forma os pais/responsáveis e os professores de EF desses alunos entendem o processo de inclusão dos mesmos. Para tanto, participaram do estudo 4 estudantes com SD de duas escolas públicas e uma privada, 4 pais/responsáveis e 3 professoras de Educação Física, dos respectivos alunos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os participantes do estudo, bem como, empregada observação sistemática das aulas, de forma direta e não participante, para aqueles estudantes que participavam das aulas de EF. Verificou-se que apenas duas estudantes, matriculadas em instituição privada de ensino, frequentam as aulas de EF, mas essa participação não ocorre de forma efetiva. Ainda, identificou-se que a abordagem do professor de EF e a escolha dos conteúdos, contribuem para a não participação do estudante com SD nas aulas de EF. Frente à realidade encontrada, percebe-se que ainda existem muitas barreiras no que se refere à inclusão de alunos com SD nas aulas de EF.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
AMANDA MACHADO TEIXEIRA.pdf475.28 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???