???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5244
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Marta Iris Camargo Messias da-
dc.creatorTavares, Andressa Silva-
dc.date.accessioned2020-10-29T17:36:50Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2020-10-29T17:36:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTAVARES, Andressa Silva; DUTRA, Higor Vinícius Melo. Expressões artísticas e o desenvolvimento da corporeidade em aulas de educação física. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5244-
dc.description.abstractThe present text is a result of the Work of Completion of a Degree in Physical Education of the Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana / RS and part of the need to research on the different artistic expressions and the development of the body culture of the movement in classes of PE. Art is understood as a facilitating tool to propose integration, sociability and motivation for students to participate in classes. Physical Education has as its main objective the body in movement, so it is believed that artistic expressions can be ancillary to the teaching / learning process of students in order to develop their potentialities, dialoguing with artistic and cultural manifestations. The interventions were carried out with students of the first year of elementary school in a rural school in the city of Uruguaiana / RS, where they participated in classes of Physical Education where the various artistic expressions were used as an auxiliary tool for a process of integral development of the students. We did not perceive significant results in relation to the motor coordination and laterality of the students, since there were no instruments to measure this, even though this was not our objective with the research, but the evolution regarding the social and emotional aspect was relevant, where happiness in participating of Physical Education classes was evident, which was marked in each one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectCorporeitypt_BR
dc.subjectArtistic expressionspt_BR
dc.subjectExpressões artísticaspt_BR
dc.titleExpressões artísticas e o desenvolvimento da corporeidade em aulas de educação físicapt_BR
dc.title.alternativeArtistic expressions and the development of corporeity in physical education classespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6162239591760005pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 7525976996261066pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoO presente texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS e parte da necessidade de pesquisar sobre as diferentes expressões artísticas e o desenvolvimento da cultura corporal do movimento em aulas de Educação Física. Entende-se a arte como ferramenta facilitadora para propor integração, sociabilidade e motivação para que os alunos participem das aulas. A Educação Física tem como principal objetivo o corpo em movimento, por isso acredita-se que as expressões artísticas poderão ser auxiliares no processo de ensino /aprendizagem dos alunos na perspectiva de desenvolverem suas potencialidades, dialogando com as manifestações artísticas e culturais. As intervenções foram realizadas com alunos do 1o ano do ensino fundamental de uma escola rural do município de Uruguaiana/RS, em que os mesmos participavam de aulas de Educação Física onde as diversas expressões artísticas eram utilizadas como ferramenta auxiliar para um processo de desenvolvimento integral dos alunos. Não percebemos resultados significantes em relação à coordenação motora e lateralidade dos alunos, pois não haviam instrumentos para mensurarmos isso, até por esse não ser nosso objetivo com a pesquisa, porém a evolução quanto ao aspecto social e emocional foi relevante, onde a felicidade em participar das aulas de Educação Física era evidente, o que ficou marcado em cada um.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ANDRESSA SILVA TAVARES E HIGOR.pdf992.86 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???