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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação física na escola: significados e possibilidades de (re) significar
Título(s) alternativo(s): Physical education at school: meanings and possibilities of (re)meaning
Autor(es): Rodrigues, Noélia Carolina
Primeiro Orientador: Bergmann, Mauren Lúcia de Araújo
Resumo: Geertz (1989) considera a cultura como toda a produção da humanidade interligada por meio de uma rede de significados. No ambiente escolar, Chervel (1988) compreende a cultura escolar como cultura adquirida na escola e Viñao Frago (2000) acrescenta a cultura escolar os modos de pensar e atuar que proporcionam aos seus componentes estratégias para desenvolver-se tanto nas aulas como fora delas. Ao abrangermos a cultura escolar da Educação Física é preciso que venhamos conhecer as influências significativas que a mesma teve durante seu processo de formação que influenciaram e deixaram alguns resquícios, constituindo uma Educação Física atravessada por fatores que limitam a sua organização curricular. Neste sentido, o objetivo deste estudo buscou compreender os significados da Educação Física escolar na perspectiva de estudantes após o período de intervenção, para isto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação que envolveu um professor de Educação Física, uma turma de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Uruguaiana-RS, durante as aulas de Educação Física da turma ao longo do ano de 2017. Este estudo poderá oferecer contribuições/incentivos para uma inovação no planejamento da Educação Física na escola, visto as diversas possibilidades que a proposta deste projeto proporcionou, e ainda, superando os conteúdos que marcaram historicamente o currículo das aulas de Educação Física.
Abstract: Geertz (1989) considers culture as the whole production of humanity interconnected through a network of meanings. In the school environment, Chervel (1988) understands school culture as a culture acquired at school and Viñao Frago (2000) adds school culture to the ways of thinking and acting that provide its components with strategies to develop both in classrooms and outside them. When we cover the school culture of Physical Education we must know the significant influences that it had during its formation process that influenced and left some remnants, constituting a Physical Education crossed by factors that limit its curricular organization. In this sense, the objective of this study was to understand the meanings of Physical Education in the perspective of students after the period of intervention, for this, na action research was developed that involved a Physical Education teacher, a group of students of the 8th year of the Elementary School of a public school in Uruguaiana-RS, during the classes of Physical Education of the class throughout the year 2017. This study may offer contributions / incentives for an innovation in the planning of Physical Education in the school, considering the various possibilities that the The proposal of this project has provided, and still surpasses, the contents that historically marked the curriculum of Physical Education classes.
Palavras-chave: Educação física
Educação Física escolar
Docência
Pesquisa-ação
Cultura
School physical education
Teaching
Action research
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Citação: RODRIGUES, Noélia Carolina. A educação física na escola: significados e possibilidades de (re) significar. 72p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5243
Data do documento: 2017
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