???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5218
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cunha, Álvaro Luís Ávila da-
dc.creatorGonçalves, Walter Ricardo Dorneles-
dc.date.accessioned2020-10-08T12:19:17Z-
dc.date.available2015-
dc.date.available2020-10-08T12:19:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Walter Ricardo Dorneles. Práticas corporais para um grupo de alunos autistas: relato de uma experiência de intervenção. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5218-
dc.description.abstractThe Adapted Physical Education is required in various educational levels, and every part of this adaptation requires specific knowledge from the teacher intervening in a special class. The physical education teacher in addition to learning different ways applicable movements also have to know specifically the characteristics, personality and the daily life of each student's special class. The following paper attempts to show the experience of using physical activities through the Adapted Physical Education content to a group of autistic students. This study is characterized as descriptive qualitative, based on a report of intervention experience to a specialized service class. By the same was reported the daily life of each target student in the school attended by them, and also their behavior and their responses to interventions in the classes of Adapted Physical Education. By providing the daily possibilities related to the movement and its culture perspective, we witness the beneficial changes related to social and bodily practices of the students involved in this intervention. Produced were reports of socialization between students and teachers, and cooperation in the proposed activities. The perception of understanding of professionals who live daily with the same was evident. Perhaps this interference bring new development opportunities in the field Adapted Physical Education with respect to body culture autism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física adaptadapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectAdaptedpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.titlePráticas corporais para um grupo de alunos autistas: relato de uma experiência de intervençãopt_BR
dc.title.alternativeBody practices for a group of autistic students: report of an intervention experiencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0923636845987989pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280027528821559pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA Educação Física Adaptada se faz necessária em vários níveis educacionais, e cada parte desta adaptação requer um conhecimento específico por parte do professor que intervém em uma turma especial. O professor de Educação Física além de conhecer diferentes formas aplicáveis de movimentos tem que conhecer também especificadamente as características, a personalidade e o cotidiano de cada aluno da classe especial. O seguinte trabalho buscou demonstrar a experiência de empregar atividades físicas, através do conteúdo de Educação Física Adaptada para um grupo de alunos autistas. Esse estudo caracteriza-se como sendo qualitativo descritivo, baseado em um relato de experiência de intervenção a uma classe de atendimento especializado. Através do mesmo foi relatado o cotidiano de cada aluno-alvo na escola freqüentada pelos mesmos, e também seus comportamentos e suas respostas às intervenções nas aulas de Educação Física Adaptada. Ao proporcionar as possibilidades cotidianas relacionadas com a cultura do movimento e sua perspectiva, pudemos presenciar as mudanças benéficas relacionadas com as práticas sociais e corporais dos alunos envolvidos nesta intervenção. Produziram-se relatos da socialização entre alunos e professores, e da cooperação nas atividades propostas. A percepção da compreensão dos profissionais que convivem diariamente com os mesmos ficou evidente. Talvez esta interferência traga novas possibilidades de desenvolvimento no campo Educação Física Adaptada no que tange a cultura corporal do autista.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
WALTER RICARDO DORNELES GONCALVES.pdf22.61 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???