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dc.contributor.advisor1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.creatorSebaje, Alexandre Zacaria-
dc.date.accessioned2020-09-21T18:02:06Z-
dc.date.available2020-05-27-
dc.date.available2020-09-21T18:02:06Z-
dc.date.issued2020-04-07-
dc.identifier.citationSEBAJE, Alexandre Zacaria. A mediação pacífica de conflitos e a promoção da cultura de paz em uma escola pública estadual de Pelotas 151p. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5203-
dc.description.abstractThis critical-reflexive report is the result of a theoretically-centered research on the interface between the fields of Law and Education and locus of the investigation is a Rio Grande do Sul State Public High School in the city of Pelotas. The research aimed mainly to build knowledge to face manifestations of violence and, secondly, at contributing for the debate and perception of students, in the first year of high school of evening classes, concerning the Mediation of Conflicts and the Promotion of Culture of Peace, as well as to experience it through the Transformative Mediation. Among the main authors who are the basis for the present work we mention Paulo Freire (1992, 1996, 2000, 2001, 2002, 2005 and 2011) who permeates all the research, Galtung (1976) and Callado (2004) in terms of the Culture of Peace and Bush and Folger (2008) concerning the Mediation of Conflicts. The present work is mainly characterized, methodologically, by an interventionist research marked by a pedagogical intervention. It is, thus, a qualitative approach investigation which used the Content Analysis as the primary methodology for data handling. The instruments of data collection were two open questionnaires and written productions from the participants. The results show that the subjects built new and powerful discussions and the sharing of knowledge about the Culture of Peace and the Mediation of Conflicts. It is suggested that the inclusion of a training course and the qualification of teachers, in order to inspire the construction of knowledge, so that they act as mediators of conflict and with the promotion of the Culture of Peace inside the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.subjectMediação de Conflitopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectCulture of Peacept_BR
dc.subjectMediation of Conflictpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.titleA mediação pacífica de conflitos e a promoção da cultura de paz em uma escola pública estadual de Pelotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lúcio Jorge-
dc.contributor.referee2Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.contributor.referee3Hammes, Itamar Luís-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa centrada teoricamente na interface entre as áreas do Direito e da Educação e o lócus da investigação é uma escola de Ensino Médio de Pelotas pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como objetivo geral construir saberes para enfrentar as manifestações de violência e, como secundários, contribuir para o debate e a percepção dos alunos, do primeiro ano noturno, no que se refere à Mediação de Conflitos e à Promoção da Cultura de Paz, bem como experienciar essa por meio da Mediação Transformativa. Dentre os principais autores que embasam o trabalho citamos Paulo Freire (1992,1996, 2000, 2001, 2002, 2005 e 2011) que permeia toda a pesquisa, Galtung (1976) e Callado (2004) no que se refere à Cultura de Paz e Bush e Folger (2008) em relação à Mediação de Conflitos. O presente trabalho caracteriza-se, metodologicamente, por uma pesquisa intervencionista de cunho intervenção pedagógica. Trata-se, portanto, de uma investigação com abordagem qualitativa que se utilizou da Análise de Conteúdo como metodologia precípua de tratamento dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários abertos e produções escritas dos participantes. Os resultados apontam que os sujeitos construíram novas e potentes discussões e construções de saberes acerca da Cultura de Paz e da Mediação de Conflitos. Sugere-se a inclusão de cursos de formação e capacitação de professores, a fim de inspirar novas construções de saberes, para que possam atuar como mediadores de conflito e com a promoção da Cultura de Paz dentro da escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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