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dc.contributor.advisor1Mello, Elena Maria Billig-
dc.creatorMedina, Carla Cristina Borges-
dc.date.accessioned2020-09-14T18:16:34Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2020-09-14T18:16:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMEDINA, Carla Cristina Borges. A Percepção da Comunidade Acadêmica da Unipampa Uruguaiana, em Relação ao Saneamento no Campus. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5201-
dc.description.abstractThe present study, entitled “Teacher malaise in the practice of teachers of Natural Sciences and pedagogical innovation”, aims to analyze the perceptions about teacher malaise in the practice of teachers in Basic Education, through a case study, with a qualitative approach, through a semi-structured interview that was carried out with six teachers of Natural Sciences of Basic Education, in different stages of their professional career, in the city of Uruguaiana - RS. For this purpose, a critical theoretical foundation was used in the analyzes with approach to the Descriptive Text Analysis (DTA). Authors such as Esteve, Nóvoa and Codo gave more important theoretical and epistemological support. It was noticed that the teacher malaise affects in different ways the teachers who work in the area of ​​Natural Sciences, such as, for example, the financial devaluation of the profession, working in physical facilities of precarious conditions, due to the little support from the management, in physical and emotional exhaustion due to the excessive number of students in the classes, among others. It can be concluded that teachers are or will be affected in some way by some of the facets of teacher malaise. It is important for teachers to participate jointly through a support and support network and also to create a system of protection and support from the management team to the teacher, making it possible to reduce the consequences of teacher malaise in their professional capacity and in personal life. It is also believed that pedagogical innovation will support it. The research may serve as a reflection on teacher malaise and its implications for the quality of teaching and for pedagogical innovation, especially in the schools surveyed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural sciencespt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectQualidade de águapt_BR
dc.subjectEsgotopt_BR
dc.subjectQuizpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectSewerpt_BR
dc.subjectSanitationpt_BR
dc.subjectWater qualitypt_BR
dc.titleMal-estar docente na prática de professoras de ciências da natureza e a inovação pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeTeaching disease in the practice of nature sciences teachers and pedagogical innovationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027125793204068pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336897624367746pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, intitulado “Mal-estar docente na prática de professoras de Ciências da Natureza e a inovação pedagógica”, objetiva analisar as percepções sobre o mal-estar docente na prática de professoras na Educação Básica, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada que foi realizada com seis professoras de Ciências da Natureza da Educação Básica, em diferentes etapas da carreira profissional, no município de Uruguaiana - RS. Para tanto, utilizou-se de fundamentação teórica crítica nas análises com aproximação à Análise Textual Descritiva (ATD). Autores como Esteve, Nóvoa e Codo deram suporte teórico-epistemológico mais importante. Percebeu-se que o mal-estar docente atinge de diversas formas as professoras que atuam na área de Ciências da Natureza, como, por exemplo, na desvalorização financeira da profissão, no trabalho em instalações físicas de condições precárias, pelo pouco respaldo da direção, na exaustão física e emocional pelo número excessivo de alunos nas turmas, entre outras. Pode-se concluir que os docentes são ou serão atingidos de alguma forma por alguma das facetas do mal-estar docente. É importante a participação conjunta dos professores por meio de uma rede de suporte e apoio e também a criação de um sistema de proteção e de amparo da equipe de gestão ao docente, possibilitando diminuir as consequências do mal-estar docente na sua capacidade profissional e na vida pessoal. Acredita-se também que a inovação pedagógica servirá de suporte. A pesquisa poderá servir de reflexão sobre o mal-estar docente e suas implicações na qualidade do ensino e para a inovação pedagógica, especialmente nas escolas pesquisadas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

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